sábado, abril 05, 2008

Mais dois arguidos do "11 de Fevereiro" em prisão preventiva

Díli, 04 Abr (Lusa) - Dois arguidos do processo relacionado com o ataque ao primeiro-ministro de Timor-Leste, a 11 de Fevereiro, ficaram hoje em prisão preventiva, depois de terem sido interrogados por um juiz internacional em Díli.

Alexandre Araújo ("Alex"), da Polícia Nacional, e Bernardo da Costa ("Cris"), das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste, foram ouvidos hoje à tarde (hora local) pelo juiz Ivo Rosa do Tribunal Distrital, que impôs a medida de prisão preventiva.

Os dois elementos das forças de segurança timorenses faziam parte do grupo do ex-tenente Gastão Salsinha e são acusados de ter participado na emboscada à coluna onde seguia Xanana Gusmão, em Balíbar, a sul da capital.

Alexandre Araújo e Bernardo da Costa foram detidos quinta-feira em Díli.

Até agora, há oito arguidos constituídos por relação aos ataques de 11 de Fevereiro contra Xanana Gusmão e o Presidente da República, José Ramos-Horta.

Sete arguidos encontram-se em prisão preventiva.

Apenas Angelita Pires, ex-assessora legal do major Alfredo Reinado, aguarda julgamento em liberdade, sujeita à medida de termo de identidade e residência.

O juiz Ivo Rosa ordenou que "Alex" e "Cris" fossem conduzidos ao Estabelecimento Prisional de Becora, em Díli.


PRM
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.