sábado, março 01, 2008

Timor e a mulher de César

Blog Olhó lafaek!...
Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008
Timor e a mulher de César

Do relato de imprensa da UNMIT publicado em 28FEV08:

"AFP-UNPol descobrem balas na residência do PM:

A Equipa de Investigação da Polícia Federal Australiana e a PNTL que estão a conduzir o exercício de reconstituição dos eventos de 11 de Fevereiro na residência do PM Xanana descobriram 16 balas no local. O Procurador-Geral da República (PGR) Longuinhos Monteiro disse que as balas serão enviadas para Darwin, Austrália para testes balísticos. O PGR Monteiro disse que o FBI foi excluído do exercício de reconstituição, mas que a Polícia Federal Australiana (AFP) tirou fotografias aéreas do sítio para ajudar a localizar os pontos de disparos."

Assim não vão lá!... Que me lembre, em todos os testemunhos sobre os incidentes que terão --- acredito que tenham mas esta é a linguagem mais apropriada quando estão a decorrer investigações sobre o assunto --- envolvido o Primeiro Ministro de Timor Leste, nunca foi referida a existência de disparos junto da/contra a casa do mesmo. As únicas referências que foram feitas (pelo próprio XG) foram as da existência de "fogo cerrado" (sic) contra as viaturas da sua comitiva quando a caminho de Dili.

Como é que aparecem agora estas balas? Certamente haverá uma explicação mas...

Num inquérito a uma situação destas pretende-se principalmente duas coisas:

a) em primeiro lugar descobrir a verdade; e

b) em segundo lugar (mas não menos importante) assegurar que ninguém, jamais (em francês! Ler "jamé" como o outro!... :-) ) --- i.e., agora e no futuro --- poderá, sequer, sonhar que o resultado das investigações não corresponde à verdade nua e crua.

Ora, ainda que acreditando que quem está a fazer a investigação são pessoas de idoneidade irrepreensível e que chegarão à verdade, a verdade --- desculpem a repetição... --- é que elas não estão em condições de assegurar o alcançar do segundo objectivo.

De facto, de uma forma ou de outra poder-se-á dizer que os dois intervenientes na reconstituição da cena e, até, o terceiro "pilar" da pesquisa (o FBI, que não participou) têm algum tipo de interesse no caso (porque não foi o FBI? Mesmo que não fossem lá fazer nada deveriam ter ido para não deixarem caraminholas na cabeça das pessoas). E mesmo que não tenham tal interesse, o pior é que as pessoas os vêm como tendo.

O erro foi --- creio que mais por falta de experiência do que por maldade maquiavélica --- ter envolvido estes intervenientes no processo, incluindo o FBI.

Recorde-se que num processo com algumas semelhanças embora com fim muito mais trágico, o governo do Paquistão não hesitou em convidar a Scotland Yard para investigar o atentado que vitimou Benazir Buttho. E com bons resultados, na medida em que ninguém se atreveu a colocar em causa as conclusões da investigação dos ingleses. É isso que é necessário em Timor.

O presente inquérito está, infelizmente e seja qual for o resultado, "ferido de morte" em relação a um dos seus objectivos mesmo que não o esteja em relação ao outro. E isso é terrível. É que ninguém se deve esquecer nunca que "à mulher de César não basta ser séria; é também preciso parece-lo". Infelizmente não é o que acontece no caso do inquérito em curso.

De facto, mesmo que se venha a descobrir a verdade verdadeira --- e até acredito que venha --- haverá sempre alguém, na rua, no remanso das suas casas ou entre as paredes dos gabinetes de quem manda ou mandará, que ficará com uma nesga de dúvida.

É isso que não deve acontecer. NÃO PODE acontecer. A bem da Nação... :-)

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.