sábado, março 29, 2008

Ramos-Horta "mais preocupado com problemas de fundo do que com atentado" - Gomes Cravinho

Díli, 29 Mar (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste "está mais preocupado com os problemas de fundo do país do que com o atentado de 11 de Fevereiro", afirmou hoje o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português.

"Para José Ramos-Horta, o atentado que ele sofreu é sério mas menor em relação aos problemas de fundo de Timor", afirmou João Gomes Cravinho, que hoje visitou o Presidente timorense em Darwin, Austrália.

Foi a primeira visita de um membro do Governo português ao Presidente timorense desde o ataque em que José Ramos-Horta ficoou gravemente ferido.

"O Presidente está mais concentrado no médio e longo prazo do que no que se passou a 11 de Fevereiro", acrescentou João Gomes Cravinho, contactado por telefone pela Lusa a partir de Díli.

No entanto, José Ramos-Horta e João Gomes Cravinho falaram sobre o duplo ataque contra o Presidente e o primeiro-ministro Xanana Gusmão, "e também o que aconteceu nos dias anteriores e a situação que se vivia no país".

José Ramos-Horta "reiterou as ideias conhecidas" sobre a responsabilidade directa pelo ataque, onde referiu uma assessora legal do major Alfredo Reinado, e a má actuação das forças internacionais, acusações que o chefe de Estado tem repetido nas entrevistas que deu nos últimos dias.

"Há uma grande determinação do Presidente em saber tudo o que se passou, mas a questão mais abrangente é como resolver as questões de fundo dos peticionários e dos deslocados", afirmou João Gomes Cravinho depois da sua conversa de hora e meia com José Ramos-Horta.

"A preocupação do Presidente timorense é que o que aconteceu não traga qualquer distúrbio ao processo político que estava em curso", explicou.

"Ele não confunde o atentado de que foi vítima com as grandes questões nacionais", referiu.

O secretário de Estado português manifestou grande satisfação pela recuperação do Presidente timorense que pôde constatar no encontro de hoje.

"Uma coisa é ouvir os médicos. Outra é vermos pelos nossos próprios olhos", explicou João Gomes Cravinho.

"José Ramos-Horta tem o sentido de humor recuperado a cem por cento. Fisicamente, ainda está combalido, mas a caminho da recuperação total", disse.

O Presidente timorense anunciou a João Gomes Cravinho a intenção de regressar a Timor-Leste "num futuro não muito longínquo", mas o governante português não quis adiantar a data.

João Gomes Cravinho chega domingo de manhã a Díli, proveniente de Darwin, para uma visita oficial de dois dias a Timor-Leste.

PRM
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.