sábado, março 15, 2008

Justiça é "premissa essencial" para ultrapassar actual crise - PM Xanana Gusmão

Díli, 14 Mar (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, defendeu hoje em Díli que a justiça é "premissa essencial" para ultrapassar a actual crise em Timor-Leste e devolver aos timorenses a confiança nas instituições democráticas do país.

O chefe do governo, que intervinha na tomada de posse de dois novos juízes, quatro procuradores da República e quatro defensores públicos estagiários que concluíram o segundo curso do Centro de Formação Jurídica, reconheceu que o país atravessa "momentos difíceis".

"Vivemos momentos difíceis em que a própria ordem constitucional democrática foi posta em causa e cujos factores são de uma complexa dimensão social e política", disse.

Para Xanana Gusmão, "quando a autoridade democrática do Estado é posta em causa, exige-se que o poder se exerça: poder legislativo, executivo e de administração da justiça em nome do povo", vincando a urgência de se preparar em conjunto uma "resposta colectiva" para que os timorenses "vivam com a dignidade que merecem".

Antes da tomada de posse dos dez novos "operadores judiciários", como se lhes referiu Xanana Gusmão, Timor-Leste contava com 11 juízes, nove procuradores e sete defensores públicos de carreira.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro timorense salientou que o seu governo entende que a "melhoria do sistema judiciário em Timor-Leste faz parte de um processo mais amplo da reforma do Estado e de desenvolvimento económico e social".

"Justiça que não é célere, eficaz e universal contribui para um clima de impunidade, enfraquecendo a autoridade democrática do Estado", frisou.

Esta ideia foi também destacada por Cláudio Ximenes, presidente do Tribunal de Recurso - órgão que tem competências de Tribunal Constitucional -, na intervenção que fez na mesma cerimónia.

"O Estado tem a obrigação de fazer restaurar a estabilidade quebrada, através do uso da força legítima, se necessário, para que os cidadãos possam viver em paz e segurança", salientou.

"Quando o Estado não exerce a sua autoridade, há anarquia, instabilidade e insegurança", acrescentou.

A cerimónia, que decorreu no Tribunal de Recurso, no bairro de Caicoli, contou com a presença do Presidente da República interino, Fernando de Araújo "Lasama".

A 11 de Fevereiro, o presidente timorense, José Ramos-Horta, foi ferido a tiro durante um ataque contra a sua residência em Díli por um grupo comandado pelo militar rebelde Alfredo Reiando, que foi morto pelos guardas presidenciais.

O primeiro-ministro Xanana Gusmão escapou ileso a um outro ataque quando viajava de carro no mesmo dia.

EL/PRM
Lusa/Fim

8 comentários:

Anónimo disse...

TODOS ESTUDANTES TIMOR-LESTE EM INDONESIA, PORTUGAL and TODO DO MUNDO SEMPRE SUPPORTA KAYRALA XANANA GUSMAO. VIVA XANANA GUSMAO
VIVA AMP

Anónimo disse...

VIVA JOSE ALEXANDRE XANANA GUSMAO

Anónimo disse...

Xanana já foi lenda uma vez.

Hoje,

XANANA = SUHARTO

Anónimo disse...

eu acho que todos os ignorantes que continuam apoiar este senhor enquanto um bom académico talvez pense um pouco antes de dizer que está apoiar este senhor.
exemplo disso é o renaldo,ele sempre disse que faz o que este senhor manda,vaja lá o que acontece com ele! abram os olhos seus ignorantes!! não falem em nome de todos os estudandes.Enquando AMP,é uma aliança que serve simplesmente para xanana não para o país,esta aliança não sabe o que vai fazer com o país.Ramos Horta fez bem em querer convocar eleições antecipadas!! se não este país vai mergulhar no estado falhado.
Este senhor agora fala de justiça porque pensa que vai safar da justiça enquanto os outros que participam na crise será que vão safar? eu acho que não,os pequenos acabam sempre por ficar na prisão.
Por isso meu caro colega,nós os boms académicos nunca apoiamos alquem que quer estar em cima da lei,o que queremos é a lei tem que estar em cima de todos nos.
Em timor o xanana é a lei,eu penso que no meu entender,isto não está certo,só os ignorantes que pensam que isto está certo mas para os académicos, eu acho que não.
Em suma o xanana continua a enganar os ignorantes e estes vão continuar a ser sacrificados.
Salsinha e reinaldo foram vitimas pelos seus próprios ignorantes,é o exemplo vivo.

Maubere lian

Anónimo disse...

O maubere lian so esta a usar "Maubere" para manipular. Leias a resposta do Xanana a teroria de conspiracao. Os peticionarios sao apoliticos, nao sabem que estao sendo manipuldaos por voce e o teu chefe Alkatiri. Todo o mundo esperava uma solucao pacifica via dialogo mas voces inteptaram sempre que veem oportunidades. Sabiam que o Alfredo e Salsinha sao apoliticos e por isso queriam aproveita-los. Preparem-se para o grande ciclone. Vao perguntar agora aos Ministros do gabinete que todos vao dizer que as discussoes no Conselho dos Ministro hoje ja sao mais progressivas, abertas e acomodativas. Diferente ao tempo do Alkatiri da Fretilin Maputo

Sakoko

Anónimo disse...

AMP existe porque xanana existe!!!
AMP é como uma associação formada pelo xanana,não é uma aliança.Dentro de AMP só existe uma pessoa que manda (xanana) não há mais ninguem.
AMP serve simplesmente para reforçar o poder de xanana!!quem contra xanana, é para rua!! ou será rebelde!!
Em timor xanana é a lei!
Em timor Xanana é a justiça!
Em timor xanana é tudo!
O único que pode fazer oposição ao xanana é a fretilin mais nada,de resto são cavalos mandados de xanana!
Os bons académicos nunca vão ser manipulados por este senhor ou qualquer escravo deste senhor,nós vamos pensar o que é melhor para a democracia.A democra cia em timor está em queda livre,por tanto quem continua a servir este senhor,continua ser escravo e será sacrificado!!
Exemplo vivo:Salsinha e Reinaldo
Antes o salsinha disse que só obedecia o xanana,agora vem dizer que só se entrega ao presidente ramos horta.Antes reinaldo disse que só faço o que o meu presidente (xanana) manda,antes de morer,ainda disse que o xanana é culpado da crise.
Existem ainda muitos ignorantes que não sabem da verdade,é uma pena,pois são esses tipos de pessoas que vão morer em vão,é uma pena.
Meu caro sakoko ou milicia ou ignorante,vê lá se pensa um pouco,eu sei que tu não passas de uma pessoa inociente,mas lembra-se que na política,os inocientes são sacrificados,os inocientes são vitimas,lembra-se.Se tu es um deles,é melhor retiras-te e não faças comentários sem fundamentos.

Maubere lian

Anónimo disse...

“Os peticionarios sao apoliticos” ??!!

Os peticionários foram (na sua maioria) jovens instrumentalizados por políticos (Xanana, RH, Lasama, Carrascalão; Xavier do Amaral, bispo de Baucau, bispo de Díli, padre maubere, padre Gusmão entre alguns outros) para os seus objectivos políticos.

Foram peões de feias e muito violentas guerras pelo poder que deixaram não apenas dezenas de mortos e feridos como quase 20% da população do país deslocada e mais de 6000 edifícios queimados – casas, negócios, repartições públicas, tribunais – milhares e milhares de pilhagens, imensas perseguições e agressões e que culminaram na forçada demissão do PM legitimo, Alkatiri, no acantonamento das forças militares da nação e na instalação de tropas Australianas e da Nova Zelândia que continuam a ocupar todo o território nacional e são os a guarda pretoriana dos governantes e do seu PM.

E agora que já não precisam desses jovens, quem deles mais se aproveitou – Xanana, Lasama - acantonaram uns e perseguem outros.

Razão tem o Maubere lian quando preconiza que “nós os boms académicos nunca apoiamos alguém que quer estar em cima da lei, o que queremos é a lei tem que estar em cima de todos nós”.

Anónimo disse...

O perfil do Sakoko e um vagabundo medonho e saloio da nossa sociedade timorense, ele faz parte da Tróia e do cavalo de carga do Xanana e sua camarilha que sobrevive como real sanguessuga a custa do pobre e débil Maubere. Este monstro o criado do Xanana atrás tinha elevado a si mesmo ate aos píncaros da lua de que ele e um medíocre bachelor em inglês e tinha a mania de que supostamente auto-cognomina-se de um chanfrado e moribundo lector e braço direito do seu patrão ditador Xanana e a camarilha da AMP. Tipos como Sakoko preferível ser enforcado do que continue ser vivo para fazer sofrer mais o povo sofredor Maubere.

Nos matos e nas montanhas de TL, aos 17 dias do mês de Marco de 2008

Maubere Kokorek

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.