quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Timor-Leste: "Muito satisfeitos com progressos" de Ramos-Horta - fonte hospitalar

12 de Fevereiro de 2008, 23:48 Darwin, Austrália, 13 Fev (Lusa) - O presidente timorense José Ramos-Horta permanece em estado "grave mas estável", com sinais positivos que levam a equipa médica que o acompanha a estar "muito satisfeita" com o progresso, disse á Lusa fonte do Royal Darwin Hospital.

"O presidente continua estável, em estado grave mas estável", disse uma fonte do hospital, contactada pela Lusa em Darwin.

A mesma fonte precisou que José Ramos-Horta deverá ser submetido ainda durante a manhã de quinta-feira, hora local em Darwin, a uma nova intervenção cirúrgica."Regressará ao bloco operatório ainda durante a manhã de hoje, nas próximas três ou quatro horas", afirmou a fonte, contactada às 09:00 locais da manhã de quinta-feira, 11:30 de quarta-feira em Lisboa.
A operação, explicou, servirá para continuar o tratamento aos ferimentos de bala e para retirar estilhaços que ainda permanecem no corpo e que a equipa médica preferiu não retirar na operação a que foi sujeito pouco tempo depois de chegar a Darwin, na tarde de segunda-feira.
Rosa Carrascalão, irmã do presidente timorense, contou ao início do dia de hoje à Lusa que a situação do seu irmão inspira optimismo, transmitido pelos médicos, e que o presidente timorense continua "estável".

"Estive esta manhã com ele e continua estável. Ainda não está consciente e deverá ficar assim até à nova operação para limpar a ferida", afirmou."Mas os médicos estão optimistas", sublinhou a irmão do presidente de Timor-Leste.

José Ramos-Horta está hospitalizado desde segunda-feira no Royal Darwin Hospital, para onde foi transferido depois de ter sido submetido a uma primeira intervenção cirúrgica no hospital militar de campanha australiano em Díli, após ter sido ferido a tiro na sua residência.

Ainda na segunda-feira, o presidente timorense foi operado em Darwin e o director do hospital, Len Notaras, disse hoje à Lusa que José Ramos-Horta deverá conseguir recuperar plenamente, ainda que os seus ferimentos sejam "terríveis" e que os danos ao pulmão direito inspirem ainda alguns cuidados adicionais.

"O presidente continua numa condição muito séria mas estável. A noite correu bem e ele permaneceu estável", disse.

"Deve permanecer no ventilador pelo menos até quinta-feira e deve ser operado de novo na tarde de quarta-feira para mais trabalho nos ferimentos", afirmou.Notaras afirmou que apesar do prognóstico tem que haver cuidado extremo, em especial com o "ferimentos mais grave, no peito".
"O caso é muito grave, é um incidente que poderia ter-lhe tirado a vida. Felizmente recebeu bom tratamento desde logo, em Díli, apoiado por médicos daqui de Darwin que se mantiveram em contacto telefónico", afirmou.ASP-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.