sábado, fevereiro 02, 2008

Timor-Leste: Memória do trauma em exposição sobre ex-prisioneiros políticos

Díli, 01 Fev (Lusa) - O edifício da antiga prisão portuguesa e indonésia de Balide, em Díli, acolhe este fim-de-semana uma exposição dedicada aos ex-prisioneiros políticos de Timor-Leste entre 1975 e 1999.

A exposição é organizada pela Associação Memória Viva, que se dedica à recolha de material sobre os prisioneiros timorenses sob a ocupação indonésia de Timor-Leste.

Filmes e fotografias serão exibidos sábado e domingo na antiga prisão da Comarca, nome por que ainda é conhecido o edifício da época colonial portuguesa que acolheu, depois de 1975, o maior número de prisioneiros políticos.

Foi neste edifício que funcionou a Comissão de Acolhimento Verdade e Reconciliação (CAVR) timorense e onde está instalado o arquivo resultante das investigações e audiências sobre os anos de ocupação.

"Os ex-prisioneiros políticos ainda não foram reconhecidos como um grupo na luta pela independência", afirmou à Agência Lusa a jornalista australiana Jill Jolliffe, coordenadora da Memória Viva.

"Como grupo, continuam a ser vítimas de exclusão", explicou a jornalista, conhecida pelo seu acompanhamento militante da situação de Timor-Leste desde o início da ocupação indonésia.

"Os que sempre foram continuam a sofrer", resumiu Maria da Silva Benfica sobre a situação dos ex-prisioneiros após a independência de Timor-Leste.

"Ao contrário dos veteranos, os ex-prisioneiros nunca têm uma porta aberta", acrescentou Maria da Silva Benfica, uma das colaboradoras da Memória Viva.

Maria da Silva Benfica foi presa, interrogada e torturada pelos indonésios em 1977, primeiro no edifício Sang Tai Ho, no centro da capital, e depois na Comarca.

Ao todo, cerca de 10 mil timorenses passaram pelo cárcere durante a ocupação (1975-199), em prisões em Timor-Leste ou na Indonésia, adiantou Jill Jolliffe, que há vários anos estuda o percurso dos ex-prisioneiros.

A maior parte desses prisioneiros sofreram alguma forma de tortura, acrescentou Jill Jolliffe.

"É um número impressionante, sobretudo se pensarmos no universo de pessoas afectadas", considerando as famílias alargadas timorenses, frisou.

Jill Jolliffe refere, a propósito, as conclusões perturbantes de um estudo feito durante o período de transição após o referendo pela independência.

Os dados disponíveis apontam para 75 por cento dos lares timorenses com um familiar vítima de tortura e para 34 por cento da população sofrendo formas de stress pós-traumático.

Esta herança de dor, sublinhou Jill Jolliffe, nunca foi enfrentada nem tratada.

"Sem cura não pode existir democracia", resume a jornalista australiana.

Jill Jolliffe acredita que a extensão do trauma é um dos factores que contribui para a erupção actual da violência e uma das causas da crise de 2006.

"A violência irracional desde 1999 tem muito a ver com o stress pós-traumático e com coisas que estão por curar", defendeu Jill Jolliffe.

"A violência política reproduz-se na violência doméstica e é transmitida à nova geração", salientou a jornalista.

"É também preciso considerar que existe uma geração de timorenses que nunca viveu numa sociedade com lei e ordem", acrescentou.

A Associação Memória Viva já registou 52 testemunhos de ex-prisioneiros em filme, 11 dos quais estão editados e cerca de 40 transcritos para português, a língua de trabalho do projecto.

"O produto final deve ser uma pequena colecção ou arquivo sobre os ex-prisioneiros. Mas isso depende de apoios que ainda não existem", afirmou Jill Jolliffe.

"Chegou a altura de os ex-prisioneiros terem alívio prático e a homenagem devida", disse ainda a jornalista.

PRM

Lusa/Fim

4 comentários:

Anónimo disse...

Será que foi em nome dos cerca de 10 mil ex-prisioneiros referidos nesta notícia que o Primeiro-Ministro foi ao funeral do Suharto agradecer o que ele fez por Timor? Será que ele perguntou a um só destes ex-prisioneiros se deveria ir ou não? Será, por exemplo, que ele perguntou à Ondina quantas marcas de queimadura de cigarro tem no corpo para saber quantos Padres-Nossos deveria rezar pela alma do Suharto?
Chocante! No mínimo... No máximo foi uma cuspidela na cara de cada um destes ex-prisioneiros.

Anónimo disse...

Sera que irao tambem incluir os prisioneiros politicos de 75 preos torturados e assassinados com abencao do Comite Central da Fretilin?

Anónimo disse...

Dos 10 (dez)mais de uma centena desaparecidos.
Onde foram assasinados e onde estao os cadavares deles.
E tempo de o governo localizar os restos mortais e patriotas heroicos como presidente Niculau Lobato,do ministro do interior Domingos Ribeiro,Jose Martins,Romaldo da Cunha,paulo rodrigues e muitos mais outros que nao vou citar tudo e que o governo tera toda a obrigacao de procurar saber onde estao atirados.
Os cadaveres desses nossos heroicos deverao ser atravez das negociacoes com o governO da Indonesia recolhidos para serem honrados e homageneados e colocados nos seus lugares apropriados.
Eu sugesto e uma das preocupacoes do governo do estar a mostrar a face nos sitios que nao deviam la estar como a recente funeral do ditador Suharto em Java onde participou o Xanana e a sua comitiva.
QUE GRANDE RELES PRIMEIRO MINISTRO DE TIMOR LESTE.

Anónimo disse...

A VOZ DO POVO OPRIMIDO MAUBERE CLAMA PELA JUSTIÇA A TODOS OS LIDERES POLÍTICOS QUE ESTIVERAM ENVOLVIDOS NA CRISE POLÍTICA DE 2006 E QUE JÁ ARRASTOU ATE AO PRESENTE MOMENTO SEM NENHUMA DEVIDA SOLUÇÃO PARA QUE O POVO PEQUENO E DÉBIL MAUBERE VOLTA A SENTIR E RESPIRAR O AR FRESCO DAS MONTANHAS SAGRADAS DE TIMOR LESTE E ASSIM PODENDO ATE VOLTAR A VIDA QUOTIDIANA DE VIVER LIVRE E SEGURO NA SUA PRÓPRIA TERRA E AGE COMO VERDADEIRO SENHOR DO SEU PRÓPRIO DESTINO.

O Povo Maubere chama atenção de todos os lideres políticos em geral e em particular ao vigente governo, de que, o pequenez e pobre Maubere já mais se vergara a qualquer chantagem política de intimidação e coação no recurso de uso de forcas alheias para chacinar mais bons e inocentes filhos timorenses em prol dos seus próprios interesses e assim chegam ate ao cumulo de vergonha de humilhar e fazer sofrer mais na pele e na carne dos próprios filhos e reais herdeiros timorenses na sua própria Terra, porque estes opõem freneticamente a política vergonhosa da actual liderança da RDTL camuflada as suas tenebrosas intenções em cumplicidade com as políticas forasteiras dos países que ate hoje em dia continuam a semear discórdias e desavenças no seio dos povos de Médio Oriente, de Europa do Leste, da África e da América Latina e que neste momento este sistema moribunda esta a ser também transportada e aplica-la mecanicamente em Timor Leste com o lema e lúcido objectivo de nos dividir para melhor reinar-nos.



Apelamos a todo o explorado e oprimido Povo Maubere de Ponta Leste a Oeste, de Norte por Centro a Sul, por Jaco, Ataúro ate ao enclave de Oecússi Ambeno, esta e a hora de acordarmos e orgulharmos mais uma vez com a nossa própria determinação e coragem de sermos sucessores destemidos dos nossos valorosos assuwains guerrilheiros e veteranos combatentes da libertação Nacional de Timor Leste para assim redobrarmos novamente as nossas forcas genuínas e oriundos de um Povo lutador da sua própria causa e libertador de si mesmo das garras das sucessivas formas de governação dos colonialistas, neocolonialistas e seus lacaios como hoje estamos vendo e acompanhando de perto e no dia-a-dia em nosso solo Pátrio de Timor Leste.



Filhos obreiros de Timor Leste, não e nunca devereis sucumbir-se a vossa dignidade e identidade de bons filhos de um Povo sofredor que lutou abnegadamente contra todas as formas mais veladas do jugo colonial e neo-colonial e seu sistema retrógrado que nunca se tem ouvido falar de que na historia dos povos colonizados, os colonialistas, neocolonialistas e seus lacaios não foram seres humanos sensatos para com os povos colonizados, pelo contrario havia sempre barreiras e muros cimentados de política de sionismo, tiranismo, despotismo, xenofobismo na discriminação de raças, culturas, tradições, posições sociais e educacionais tal que os colonialistas sempre se mostraram aos povos colonizados como deuses intocáveis na historia da era de colonização, os colonizadores foram sempre com tom de superioridade em todos os aspectos da vida humana e que consideravam os povos colonizados por iletrados, analfabetos, escravos e ate ao cumulo consideravam os seres humanos colonizados como objectos de venda e de compra. Embora esses senhores colonialistas do outrora iam por terras desconhecidas desvendavam novos mundos, novos povos, culturas, usos e costumes, com Cruz de Cristo, mais não sabiam absolutamente nada dos verdadeiros ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, como tal, ate os próprios missionários que tinham missão de evangelizar os povos encontrados nas longínquas paragens dos países donde eles partiam com a doutrina de Cristo, chegaram ao cumulo de se enquadrar-se nas forcas das baionetas para dominar e fazer humilhar os povos ainda não civilizados e que a luz de Cristo por eles ainda não chegados e faziam deles como ovelhas cegas por os melhor explorar e oprimir mas nunca com boa intenção de libertar essas almas perdidas para poderem se libertar das garras das culturas e tradições arcaicas que não permitiam conhecer ate aquele momento a civilização ocidental como apregoavam os nossos colonizadores e seus peões avançados como hoje prevalecem os seus modos de vida como de outrora embora não abertamente nas vistas dado a evolução da nossa sociedade humana mas eles continuam a praticar essas formas mais desumanas para poder melhor explorar e oprimir com objectivo claro de nos dividir para reinar e depois expropriar todas as nossas riquezas naturais como gás, petróleo, cafés, sândalos, borrachas, copras, peixes, níqueis, mármores, manganésios, cobres, cristais e tantos outros mais todos são os produtos genuínos e naturais provenientes do solo Pátrio Maubere mil vezes martirizado e querido.



Face este prelúdio de uma situação política predicada para um caos de grande risco para uma verdadeira segurança e manutenção do bem-estar do pobre, humilde e débil Povo Maubere, nos apelamos a todos os nacionalistas e patriotas que cerram as nossas fileiras em todas as frentes contra tudo e qualquer outra manobra premeditada de política facínora e traiçoeira aos interesses mais supremos do nosso Povo de Timor Lorosae. Jamais permitiremos de que os imorais líderes políticos utilizem as forcas estrangeiras como seus escudos para nos desferir golpes mortais com suas máquinas de guerra que na realidade tem objectivo de nos defender do que nos virar os canos mortíferos das armas assassinas para nos sacrificar por interesses dum punhado de homens insensatos na liderança da actual RDTL. Queira Deus que isto não aconteça, mas por insensatez dos despóticos e tiranos lideres se persistem em pôr-nos em risco a nossa vida deveremos reagir com todas as nossas forcas e meios que dispomos para neutralizar toda e qualquer tentativa dos megalômanos e lalomanos líderes incompetentes na governação de Timor Leste.

Viva o Povo Maubere!
Vivam as Gloriosas Falintil e os heróicos Veteranos da Libertação da Pátria Maubere!
Viva a Juventude Maubere!
Viva a Mulher Bibere!
Viva a lúcida Vanguarda do Pobre e Débil Povo Maubere no solo Pátrio de Timor Leste!

Nas Montanhas e Selvas de Timor Leste ao primeiro dia do mês de Fevereiro e do ano de 2008.-

Assinado Maubere!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.