quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Timor-Leste: jovens de Macau querem criar centro comunitário de desenvolvimento sustentável

Macau, China, 26 Fev (Lusa)- Quatro jovens portugueses residentes em Macau estão a desenvolver um projecto para a construção do centro comunitário de educação para o desenvolvimento sustentável de Timor-Leste, em parceria com a diocese de Baucau e orçado em 30 mil euros.

Fernando Madeira, Hugo Oliveira, Vera Piteira e Patrícia Pereira deslocaram-se recentemente a Timor-Leste, onde obtiveram o 'apoio' do bispo D. Basílio do Nascimento para a criação do 'Raio de Sol', um centro comunitário que visa "ajudar a população de Timor-Leste a dominar técnicas de desenvolvimento sustentável e auto-suficiência".

"Vamos desenvolver o centro num terreno com cerca de 3.000 metros quadrados, onde já está uma casa e vai ser construída outra habitação, que funcionará como apoio a toda a logística para as actividades que queremos desenvolver em Timor-Leste", explicou Fernando Madeira à Agência Lusa.

O projecto dos quatro jovens portugueses segue o conceito do PermaCultura, criado na Austrália há cerca de 30 anos pelos ecologistas Bill Mollison e David Holmgren, e advém da cultura permanente que tem dado resultados positivos junto das populações mais carenciadas, disse.

Com o projecto previsto para "arrancar" em meados deste ano, o grupo quer "atrair a população a participar nas actividades diárias", juntando assim uma "aprendizagem de trabalho na terra com as questões sociais e educacionais" com a possibilidade de vir a introduzir a criação de animais de pequeno porte de forma a "criar novos hábitos de alimentação" à margem dos tradicionais búfalos, cabras e porcos, mortos em ocasiões especiais.

"Este centro vai abranger áreas como a agricultura orgânica, à fertilização da terra através de métodos naturais, bio-gás, captação de águas da chuva, à área educacional pelas artes, à música passando pela cultura de plantas medicinais já utilizadas em Timor", disse Fernando Madeira, salientando que o grupo se quer "integrar e auxiliar" outros grupos que já trabalham no terreno".

"Nós não queremos actuar isoladamente mas sim integrar e estarmos integrados numa cidade que já tem várias formas de ajuda à população", contou.

"Queremos trabalhar com e para a população para que as pessoas adoptem algumas técnicas nos seus próprios terrenos e possam, ao mesmo tempo, participar em acções de aprendizagem que passam pelas relações humanas, higiene entre outros aspectos", explicou.

A criação do 'Raio de Sol' em Baucau funciona em regime de voluntariado com o orçamento previsto a contemplar as passagens aéreas entre Macau e Díli e apenas para seis meses de actividade.

"O que pretendemos é que o centro seja auto-suficiente, seja autónomo e sem precisar de ajudas externas", concluiu Fernando Madeira

JCS.
Lusa/fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Bravo! ate que emfim alguem descobriu que o que o povo timorense realmente necessita e aprender a produzir alimentos atraves de meios que ja existem na natureza de Deus. Se se tivessem lembrado disso ha pelo menos cem anos atras, Timor nao teria passado o que tem passado.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.