sexta-feira, fevereiro 29, 2008

É falso que os cinco co-arguidos já foram levados a tribunal


Ao contrário do que um blog publicou hoje, é FALSO que os cinco-arguidos do processo de Alfredo Reinado já tenham sido apresentados ao Juiz do processo, Ivo Rosa, que teria confirmado a sua prisão preventiva.

Os "fatos" de que falam nesses blogs com tantas certezas, são afinal totalmente falsos.

Os co-arguidos que se entregaram serão levados amanhã a tribunal pelas 10:30 da manhã.

Nesse blog pode ler-se ainda que teria sido "prometido" a estes elementos do grupo de Alfredo Reinado que seriam acantonados com os peticionários.

Em primeiro lugar, a Lei de Timor-Leste não permite acordos do Ministério Público ou de qualquer outra entidade com arguidos. Para quem não conhece a Lei, ao contrário do sistema legal anglo-saxónico (aquele que se vê nas séries americanas), a Lei de Timor-Leste, como a Portuguesa, garantem o princípio da igualdade para todos. Assim não pode haver arguidos com condições mais vantajosas que outros.

Portanto, se foi feita alguma promessa aos co-arguidos, foi ilegal e só serviu para os enganar. Apenas o tribunal pode decidir, depois de ouvidos os co-arguidos que medida deve aplicar.

E segundo lugar, o facto de os co-arguidos poderem ver a sua prisão preventiva confirmada, o que ao acontecer seria no mínimo uma questão de bom-senso, tendo em consideração o que aconteceu até aqui com esses arguidos, não impede de ficarem detidos no tal acantonamento dos peticionários, mesmo não sendo nenhum deles peticionário.

Só nos resta acrescentar, que é uma pena um blog que apareceu em Timor-Leste recentemente e que ia tão bem, dar ideia de que pôs uma notícia com o intuito de atingir o Juiz Ivo Rosa, com acusações "preconceituosas", tendo em conta as conhecidas quezílias do passado entre juízes portugueses e brasileiros...

Espero que se retratem e que confirmem melhor as vossas fontes no futuro, ou as intenções de quem vos dá essas notícias…

ACTUALIZAÇÃO:

Diz ainda a mesma notícia nesse blog que "Esta mesma proposta, vale lembrar, foi feita pelo Major Alfredo dias antes da sua morte e recusada pelo Juiz do caso.".

Pura mentira. Alfredo Reinado não fez quaisquer propostas ao Tribunal, que portanto também nunca se pronunciou sobre esta questão.

E o último parágrafo continua com disparates do género, que o Juiz quer fazer "uma justiça de gabinete", e questionam se 'ser legalista' é 'fazer justiça'. Nem comentamos...

Quanto a Timor-Leste ser um país onde a vaidade é vendida na feira, como diz o blog, não nos parece. Parece-nos mais que neste caso... é mais a inveja que está à vista.

Perderam uma oportunidade para estarem calados, como se diz em Timor-Leste.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.