terça-feira, dezembro 18, 2007

Xanana vexado pelo rebelde Alfredo Reinado

Público, 17.12.2007

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, manifestou-se ontem irritado por o major rebelde Alfredo Alves Reinado não ter aparecido em Díli para as conversações de reconciliação para as quais o convidara. "Não brinque comigo. O Xanana de hoje é diferente do Xanana do passado", avisou o antigo Presidente, referindo-se à condescendência que tem tido para com um homem que há mais de um ano anda a monte e em relação ao qual o Governo estabeleceu um grupo de contacto chefiado pelo secretário de Estado para a Segurança.

As autoridades tinham dado ordens para que as forças de segurança não perseguissem o renegado, que periodicamente tem dado longas entrevistas a alguns órgãos de informação, designadamente australianos. E haviam dito preferir ouvir tanto as suas reivindicações como as dos antigos soldados afastados do Exército.

Reinado fez saber pelo seu advogado que só iria a conversações se fosse libertado um dos seus partidários.

E Xanana respondeu que o problema é com a justiça.

13 comentários:

Anónimo disse...

Lembras-te Xanana?! Quando eras apenas o guerrilheiro e querias a LIBERTAÇÂO do teu POVO? Lembras-te: quando foste preso e desejaste que o teu POVO fosse livre?! Lembras-te quando te libertaram: o que desejaste???

Lembras-te quando começaste a campanha eleitoral e não querias ser PRESIDENTE??? E só o foste porque as pessoas te adoravam, embora tu – e em pleno direito quisesses ficar em casa a tomar conta dos miúdos sem que ninguém te chateasse –... E as pessoas diziam-te: "SÊ O NOSSO PRESIDENTE, MAS NÃO MUDES NUNCA! CONTINUA COMO FOSTE ATÉ HOJE!!!” E tu que dizes...mudaste, não foi??? Hoje queres estar acima da LEI; acima da CONSTITUIÇÂO! Abre os olhos XANANA! Não pode ser! Tu não és o XANANA que o mundo conheceu e tanto admirou! Por favor!!! Não nos desiludas! Continua o NOSSO HERÓI!!!Lembra-te de teus filhos...que história lhes chegará: de valente GUERRILHEIRO a triste TRAIDOR...Sê igual ao que sempre defendeste: não traias o POVO MAUBERE!!!
Fitun Taci

Anónimo disse...

Xanana:
Não posso deixar de recordar o teu passado: com que carinho todo o mundo... sim todo o mundo te tratava! Hoje, se te não retratas, se não deixas a justiça trabalhar, ficarás pelas ruas da amargura...Não te esqueças: o povo que te aplaude será o mesmo que te condenará! Então: porque não tens um rebate de consciência e deixas a Justiça actuar!!
Fitun Taci

Anónimo disse...

Xanana:
Dei uma espreitadela pelo filme que foi apresentado na Indonésia! Lembras-te o que disseste: "I’m telling the people, don’t forget: watch the president, watch the parliament, watch the President! If they do mistake, take out: Choose others!” Quando, nas montanhas , abraçaste o Mariano o que sentiste? E quando abraçaste aquela velhinha que tinha vendido tudo para comprar RESOCHINA e te safar da malária...que sentes, hoje? Como sabes o filho dela morreu, na Resistência e tu viveste! Então??? Lembraste ainda do trauma de Flávia??? E quantas crianças terão um trauma como o dela, porque são órfãos e têm no corpo o sinal da violência!? Então Xanana: não te lembras do que prometeste??? Desculpa Xanana, mas hoje , a 15 mil Km. sinto-me desiludida, porque tu, sim tu, eras o herói que o mundo julgava justo...e afinal... não nos desiludas, por favor! Actua enquanto é tempo! Lembra-te dos milhares de timores que morreram porque acreditaram na JUSTIÇA!! Eles acreditavam em TI!!!
Fitun Taci

Anónimo disse...

O Sr.Gusmão já não tem dignidade!Já nem tem a imagem que tinha!pobre Gusmão.Está na hora de a justiça trabalhar e apurar a verdade Sr Gusmão.Porque tem tanto medo!

Ermera Lian

Anónimo disse...

Sabes, Xanana, o povo pode ser ignorante, mas não é estúpido!

Lembraste das ovações que recebias das pessoas que se juntavam para te aclamarem enquanto diziam:"-Timor Vencerá"!? E tu,começavas o teu discurso :"-Timor já Venceu e vai continuar a vencer!"Hoje, com as tomadas de posição que tens tido, não sabemos se venceu...talvez seja melhor recordares: vai ao link: http://www.youtube.com/watch?v=n6VxbK2j0IE&NR=1
Fitun Taci

Anónimo disse...

Pois é Xanana: o blog hoje está por nossa conta: Meu Deus! Como eu queria um mundo melhor...mais justo para que mesmo cometendo erros, os possamos reconhecer e os rectifiquemos!
fitun taci

Anónimo disse...

Xanana:
espero que leias estes comentários e reflictas: pensa nos teus pequenos filhos e nos miúdos da idade deles; pensa nos velhos e nas viúvas que acreditaram em ti; pensa nas FALINTIL-FDTL e nos heróis que estão a sofrer injustamente; pensa naqueles que acreditaram em ti e te idolatram como herói e não aceitam que sejas o mau da fita...
Fitun Taci

Anónimo disse...

Adorei! Se eu fosse o alfredo marimbava-me para mais essa oportunidade que o jose alexandre diz que lhe da.
Esse senhor jose alexandre, primeiro ministro de facto tem a mania que esta acima da lei.
Eh eh eh eh eh adorei que o alfredo nao tivesse aparecido!!!
Benfeito.

Anónimo disse...

Oh fitun taci deixa-te de cenas de encantar e manda mas é o gusmao tratar das abóboras... já não faz falta a Timor-Leste.
Já nem os bandidos que ele cria ouvem o que ele diz.
Tá bonito tá... ainda hei-de ver o gusmão na prisão!

Anónimo disse...

Extracto da entrevista do Alfredo publicada no jornal local “ Suara Timor Loro Sae” (dia 18/12/07)a comentar sobre o Xanana e as suas ameacas contra ele:

“ … Como Presidente, foi bom mas, na qualidade de Comandante Supremo, qual foi a responsabilidade dele? Não teve e agora, como Governo, está a lavar as mãos. Agora está a virar-se contra Alfredo e o grupo a quem ele deu ordens para fazer assim….Foi ele quem propôs que fosse feita a petição. Que o Xanana não chame Alfredo de mentiroso…”

Anónimo disse...

E essa...Onde andam os apologistas e defensores do Xanana agora!!!!!!

Anónimo disse...

Xanana Gusmao foste bem enterrado pelos oprtunistas que te rodeiam.
Nos sabemos quem sao os bandidos que nunca sofreram e lutaram pela independencia de Timor Leste agora estao a rodear te para tirar os proveitos individuais economicos que ja deves saber quem sao eles.
Estas com os bandidos que nos estamos contra eles por serem imopulsionadores da crise.
E de salientar tambem que foste manobrado por tua esposa Sword Kirsty com algumas pessoas que rodeiam.Fizeram com que as pessoas nao te respeitam e poe te de rastos como pai da nacao como guerreiro ,como presidente de entao e agora primeiro ministro.

Anónimo disse...

Nunca vi um 1º Ministro e antigo herói de um país ser tão humilhado e gozado.

Perante isto, o que ele faz? Dá mais uma oportunidade. Isto é que é espírito cristão.

O problema é: se na próxima oportunidade acontecer o mesmo (ou pior), qual será o plano B (se é que existe)?

Ramos Horta já avisou que pode acontecer uma "reacção". Lá se vai a preferência pelo "diálogo" em detrimento da violência.

Lá se vai o espírito cristão.

Perante o total falhanço da sua política de "diálogo" como solução para "resolver" o problema Reinado, que já custou um conflito com a Justiça, Ramos Horta e Xanana começam a fazer ameaças a Reinado.

Mas será que eles pensam que alguém ainda leva essas ameaças a sério?

Será que alguém ainda leva Xanana e Ramos Horta a sério?

Sou um crítico do Xanana-político. Mas custa-me imenso ver o outrora Xanana-combatente descer tão baixo e ser assim humilhado, enxovalhado. Até mete dó.

E o pior de tudo isto é que parece que ele gosta, como se fosse masoquista e dissesse: " Quanto mais me bates, mais gosto de ti".

Xanana era uma referência nacional que incarnava a luta pela libertação. Infelizmente, agora é uma sombra do que foi, por culpa própria.

Muito triste.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.