quarta-feira, dezembro 12, 2007

Timor: Ramos-Horta visita o Brasil, timorenses «querem» Lula

Diário Digital / Lusa
11-12-2007 14:01:00

José Ramos-Horta vai realizar uma visita oficial ao Brasil em Janeiro de 2008, anunciou hoje em Bali, Indonésia, o chefe da diplomacia de Brasília no regresso de Timor-Leste.
O chefe de Estado timorense «visitará o Rio de Janeiro e Brasília, talvez também São Paulo, no final de Janeiro» do próximo ano, anunciou à imprensa o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Ensino da língua portuguesa, agricultura, sistema judicial e obras públicas são algumas das áreas que Timor-Leste pretende ver reforçadas ou abertas por parte da cooperação brasileira, explicou o diplomata brasileiro.

Dos contactos com a liderança timorense, que incluiu o primeiro-ministro Xanana Gusmão, ficou evidente também que «o sonho deles é ver (o Presidente brasileiro) Lula lá», acrescentou Celso Amorim num encontro com jornalistas brasileiros e portugueses, à margem da conferência de Bali sobre alterações climáticas.

Celso Amorim chegara pouco antes de uma visita de dois dias a Timor-Leste, onde teve oportunidade de contactar com as actividades dos cerca de 200 brasileiros que trabalham no país.

«Acho que há uma possibilidade» de Lula da Silva visitar Timor-Leste, respondeu Celso Amorim quando interrogado sobre as possibilidades de o chefe de Estado brasileiro retribuir a próxima visita de José Ramos-Horta.

Cerca de metade dos brasileiros em Timor-Leste são missionários, explicou Celso Amorim, mas entre os cooperantes destaca-se o grupo de 40 professores de língua portuguesa, um grupo que o Brasil pretende reforçar a pedido das autoridades timorenses.

«É um esforço que o Brasil não tem em qualquer outro país desta maneira», salientou Celso Amorim.

«Sem ser piegas, achei que o trabalho dos brasileiros em Timor-Leste é quase comovente», sublinhou o ministro brasileiro.

Celso Amorim declarou também que o Brasil deve seguir no futuro o modelo de «continuidade» da cooperação portuguesa no país.

«Não pretendemos competir com Portugal, até porque as nossas actividades são complementares», ressalvou o chefe da diplomacia brasileira.

O Brasil, um dos países em desenvolvimento com mais peso na Conferência Quadro das Nações Unidas Sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), reúne amanhã em Nusa Dua, Bali, 15 países, incluindo a União Europeia, para um pequeno-almoço de «aproximação ao diálogo».

6 comentários:

Anónimo disse...

Estou contente por Celso Amorim ter elogiado os brasileiros que trabalham em Timor. É comovente, sim senhor. Conheço casos de brasileiros que venderam tudo o que tinham e partiram à aventura para Timor. Não para fazer turismo, mas para ajudar o povo timorense.

Estou contente também porque o Itamaraty percebeu que existem certas expectativas de países mais pequenos quanto ao Brasil e este tem que corresponder a essas expectativas. O Brasil tem muito para dar e partilhar com o resto do mundo - e não é só a sua excelente música.

Não há, nem pode haver, qualquer competição com Portugal. A união faz a força. Juntos, puxamos todos para o mesmo lado.

A nossa luta comum é contra a doença, a fome, a miséria, a violência, o desespero.

A nossa recompensa será ver um dia as crianças, jovens e velhos sorrirem de felicidade.

Anónimo disse...

Boa!... E porque não aproveita para visitar também a Argentina (incluindo a Patagónia e a Antártida), o Chile, o Uruguai,a Venezuela e sua selva amazónica, o Suriname, a Guiana, a Colômbia, a Bolívia e finaliza, lá para o Natal do ano que vem e muito apropriadamente, no Peru? Tudo seguido e sem interrupções!
Assim os timorenses vêm-se livres dele e das suas "bacoradas" pelo menos durante um ano!
E ele aproveitava e fazia campanha para ser Secretário Geral da ONU no mandato de 2048 a 2052!
Bingo! Dois coelhos numa cajadada!

Anónimo disse...

Horta agora os timorenses querem Lula ja perdeste o teu padrinho John Howard encosta aos outros assim vai fazendo o teu jogo politico.Apercebeste que os paises lusofonos que nos sempre apoiaram a grande contribuicao de Portugal e Brasil na educacao e justica assim como outras areas.A tua tendencia era ser uma colonia inglesa.

Anónimo disse...

Mais uma viagem para a reducao da pobreza.

Anónimo disse...

Portugal e Brasil devem estar juntos neste barco: ajudar o povo timorense. E melhor! Ajudar o Governo australiano a perceber que o colonialismo já passou à História. Timor também precisa da Austrália, mas de uma forma mais positiva!

Anónimo disse...

Obrigado aos amigos brasileiros, mas uma coisa devem-se lembrar de que Timorenses precisam de comida, medicamentos, casa etc. nao de novos falsos profetas que se aproveitam da situacao do povonho para ensinar doutrinas falsas porque realmente o povo timorense, inteligentemente conhece o verdadeiro Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que fundou a Sua Igreja ha mais de dois mil anos sobre Pedro, o primeiro Pastor Universal. E triste ver tantos grupinhos se aproveitando das adversidades do povo para lhes lavar o cerebro e confundir ainda mais a fe dos fieis.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.