sexta-feira, dezembro 14, 2007

ONU promete apoiar processo de soberania nacional no Timor Leste

14/12/2007 - 05h08

da Folha Online

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se comprometeu nesta sexta-feira (14), em Díli, a continuar apoiando os esforços para a consolidação da segurança e do desenvolvimento no TimorLeste.

Ban chegou ao Timor depois de participar da Conferência sobre Mudança Climática em Bali, na Indonésia.

"Estou aqui para reafirmar o apoio da ONU e da comunidade internacional aos esforços do governo para garantir a paz, a estabilidade e o desenvolvimento socioeconômico", disse Ban aos jornalistas após uma reunião com o presidente do Timor, José Ramos Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Ban elogiou os timorenses pela maturidade demonstrada nas eleições de meados de ano, que levaram a Ramos Horta à presidência e Gusmão ao posto de primeiro-ministro.

"É um bom sinal de democracia. Espero que, com o apoio da ONU e a ativa participação dos timorenses, o país desfrute de uma genuína democracia, bom governo, desenvolvimento institucional e avanços socioeconômicos", disse Ban.

Ban deve visitar um campo de refugiados na igreja de Motael, onde ainda vive uma parte dos deslocados que fugiram de suas casas durante a onda de violência de 2006, quando o país esteve à beira da guerra civil.

Várias ONGs pediram a Ban a abertura de um debate na ONU sobre os crimes contra a humanidade cometidos pela Indonésia durante o período em que ocupou a ex-colônia portuguesa, de 1975 a 1999.

Com Efe

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.