segunda-feira, novembro 19, 2007

TARTUFO OU PRESIDENTE DE TIMOR-LESTE?

Sábado, 17 de Novembro de 2007

Blog PORTUGAL DIRECTO
BAH BAHONA, SENHOR RAMOS HORTA!

O senhor presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Manuel Ramos Horta - sem hífen, porque o hífen é uma estúpida mania de grandeza do sujeito - veio a Portugal procurar fazer de todos nós parvos, quando afinal aquilo que demonstrou foi que não passa de um tartufo, um individuo que está a cair no ridículo e que não merece que o respeitemos.

Já aborrece ter de escrever sobre este fulano e não poder referir uma "boa acção", uma só que seja correcta. Temo que caia por este blog alguma nódoa das que dele pingam.

Sabem como é. Quando se fala muito em trampa começa a cheirar mal e até nos podemos sujar. Estas coisas são de fugir e nunca nos aproximarmos. Jamais.

Creio que pela última vez me referirei a este vendedor de banha da cobra que me força a tratá-lo assim por o ter conhecido minimamente e considerar que traiu as minhas expectativas ao revelar-se muitíssimo falso e doentiamente interesseiro. Quando diz que a candidatar-se "só se for a Secretário-Geral da ONU", prova que somente se preocupa em fazer currículo e se está nas tintas para Timor-Leste.

Nunca pensei ter de me referir a Ramos Horta deste modo. Se o faço é porque vi e ouvi o Presidente da República de Timor-Leste entrar pelo meu país, que presumo seja um pouco dele - por dupla nacionalidade - e disparar mentiras e argumentos imbecis em todas as direcções.

Referindo-se, sobranceiro, desrespeitoso e premeditadamente inexacto, a um juiz, por acaso português, com modos impróprios para quem entra em minha casa, no meu país.

Mais grave ainda por estar a atacar sem modos e injustamente quem tem toda a razão, o juiz de direito Ivo Rosa, que a ele só o aconselha a respeitar a Constituição do país onde foi eleito presidente da República, infelizmente.

Horta sabe que nenhum PR democrático e honesto deve interferir com a Justiça, violando a separação de Poderes preconizada, reconhecida e legalizada em países democráticos. Os PR, como todos os outros cidadãos, devem cumprir e fazer cumprir a Constituição. Devem ser os seus guardiães. Devem tudo fazer para a defender.

A Constituição é o garante dos Estados Democráticos!

Quem não nos respeita não merece ser respeitado. Por isso, assim me refiro a este aldrabãozeco que nem sabe aperceber-se de que não está no meio de quem não saiba os seus direitos, deveres, liberdades e garantias.

Os portugueses não têm de estar a ouvir as bacoradas de um babaca destes - um abaixo de Bocassa!

Para agravar a situação, Horta trouxe uma colectânea de mentiras que quase acusavam excesso de carga no aeroporto.

Pelo que diz, o país andou mais em nove meses que nos anos transactos. O país está com as finanças estáveis. O país tem milhares de pessoas pelas ruas, em Díli. O país isto muito bom e aquilo muito bem...

Senhor Horta, vá catar piolhos para a Gronelândia - são fáceis de apanhar porque estão congelados e você nunca foi de muito trabalhar.

É isso, estamos perante alguém que tem vivido do expediente!

Lamentável, caro Zé.
Bah bahona!

Mário Motta

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.