terça-feira, novembro 20, 2007

Restos mortais dos heróis perdidos, “O Governo indonésio fará esforços”

Jornal Nacional Semanário - 17 de Novembro de 2007

O Vice Primeiro-Ministro, José Luís Guterres, garante que o Governo indonésio fará esforços para indicar e identificar os túmulos dos jovens que tombaram no dia 12 de Novembro de 1991, um assunto discutido entre os dois países.

José Luís Guterres falou sobre o assunto aos jornalistas no cemitério de Santa Cruz, segunda-feira (12/11), na comemoração do 16º aniversário do massacre de Santa Cruz.

Salientou que a recomendação apresentada pelo coordenador das vítimas de 12 de Novembro, Gregório Saldanha, devia ser entregue ao Governo indonésio através do seu embaixador em Timor-Leste, mas, porque o embaixador não marcou presença, o documento será enviado por outra via.

Garantiu que, como implementação desse pedido, já na altura do primeiro Governo Constitucional fez um pedido para localizar as vítimas desaparecidas, incluindo o Presidente Nicolau Lobato, Mau Hudu e outros, portanto vai-se dar agora continuação aos esforços do Governo anterior.

«O esforço foi feito pelo Governo anterior e o actual Governo vai continuá-lo, para podermos encontrar os túmulos dos nossos jovens, rapazes e raparigas. Tenho esperança que o Governo indonésio hoje em dia está numa era de democracia e respeito pelos direitos humanos, portanto vai fazer também os seus esforços», explicou.

Questionado sobre a necessidade de um tribunal internacional, José Luís Guterres respondeu que essa instituição não será estabelecida por Timor-Leste e pela Indonésia mas é da competência do Conselho de Segurança das Nações Unidas e que, apesar de esse processo ter sido falado várias vezes, a opção deste Governo é continuar os seus esforços na Comissão de Verdade e Amizade (CVA), criada em conjunto com a Indonésia, que apresentará o seu relatório ao nosso Parlamento Nacional e depois se verá.

José Luís Guterres explicou que, porque os dois países são amigos, de sistema democrático, e por todos desejarem respeitar os direitos humanos, tem esperança de que a cooperação entre os dois Governos poderá solucionar os problemas do passado ainda por resolver e identificar o local onde foram enterrados os nossos jovens vítimas da tragédia.

Em relação à possibilidade de os governos indonésio e timorense decidirem apresentar o relatório da CVA à ONU, José Luís explicou que ainda não há uma decisão final. «Após concluído, será entregue ao Parlamento Nacional e depois como Estados os dois países sentar-se-ão juntos para decidirem o melhor meio, a fim de garantir a soberania e a independência de Timor-Leste e reforçar a amizade com a Indonésia.» Afirma que não se vai esquecer a justiça para as vítimas.

«A justiça consta na nossa Constituição, portanto é dever de qualquer Governo, desde o anterior, actual ou futuro Governo, a defesa da justiça e da verdade», concluiu.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.