quinta-feira, novembro 15, 2007

OS JORNALISTAS

Blog Vox Populi
Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007

Parece que estão previstas duas conferências de imprensa - ou encontros com a imprensa - durante a sua estada em Lisboa.

Vamos a ver se em Portugal não há só PRMs - Para Rir Muito - e lhe fazem perguntas que possam esclarecer os portugueses, os timorenses e os imensos amigos de Timor-Leste espalhados pelo mundo.

Porque viola Horta a Constituição que jurou cumprir ao interferir com a Justiça, ao sobrepor-se e opor-se ilegal e ostensivamente ao exercício do cumprimento das leis, como é exigido pelo juiz do processo de Reinado, Ivo Rosa.

Porque demonstra desinteresse pelo idioma português em bastas declarações para depois dar o dito por não dito, conforme as conveniências?

Porque motivo a repressão dos militares australianos recai ciclicamente sobre os timorenses dos campos de desalojados, mas não só?

Confirma que a explosão registada nas instalações australianas foi provocada por engenhos explosivos cuja existência naquele local era muito estranha, e que os mesmos estavam a ser manuseados para fins que os serviços de inteligência militar não explicaram? Pediu explicações? Que lhe explicaram?

Considera a presença de cooperantes portugueses prioritária, no ensino e em outras áreas ou em Portugal só vê utilidade nas doações e por ser uma porta para a UE? Porquê?

Tantas. Tantas perguntas que há para fazer, intrínsecas da profissão de jornalistas...

Esperemos que haja quem as faça e também que atalhe as "tangas" em que este PR timorense é perito.

Muitos são os que ficam à espera de respostas com um mínimo de coerência, humildade e sinceridade. É que Timor-Leste é livre de escolher os seus parceiros, só não tem de andar a "armar" para sacar de Deus e do Diabo.

Portugal não precisa de mais Xicos-Espertos, já por cá há muitos!


Publicada por António Veríssimo

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.