sábado, outubro 20, 2007

Timor-Leste: Igreja pretende concordata com Vaticano - bispo de Baucau

Lusa - 18 de Outubro de 2007, 08:09

Díli - Timor-Leste e o Vaticano estão a negociar uma concordata entre os dois Estados, afirmou à agência Lusa o bispo de Baucau, Basílio do Nascimento.

"Pensa-se numa concordata entre Timor e o Vaticano" para enquadrar a posição da Igreja no novo Estado, declarou o bispo de Baucau à Lusa numa entrevista realizada na residência episcopal.

"O governo português está a ajudar o governo e a igreja timorenses a encontrar caminhos de forma a que haja um entendimento com o Vaticano", acrescentou Basílio do Nascimento.
Educação, liberdade religiosa e liberdade de propriedade são as principais áreas que o bispo de Baucau gostaria de ver reflectidas no tratado com o Vaticano.

"Agora a Igreja (católica) já é proprietária mas não há uma lei que regule isso", explicou o bispo de Baucau.

Basílio do Nascimento adiantou que a Igreja ficaria numa situação difícil "se um dia tiver que pagar rendas de tudo aquilo que ela possui".

O bispo de Baucau mostrou-se "desfavorável" à isenção de taxas como a que existia na concordata entre o Estado português e o Vaticano.

"Algumas propriedades, porém, terão que ser isentas e outras não tanto", adiantou o bispo, exemplificando com o Santuário de Fátima e com a distinção entre imóveis de uso eclesiástico e outros que são usados como apoio a estruturas hoteleiras.

Basílio do Nascimento encara positivamente a anunciada contribuição orçamental do Orçamento Geral do Estado para a Igreja católica.

"A Igreja é complementar em muitas das coisas que competem ao Estado e que o Estado não pode fazer", afirmou o bispo de Baucau na entrevista.

"Seria bom que o Estado partilhasse isso com alguns parceiros. Contudo, a Igreja pode ter disponibilidade humana mas não ter disponibilidade financeira e económica".

"Mas não gostaria que isto fosse feito como espécie de ajuda que o Estado dá porque é este Estado", ressalvou Basílio do Nascimento.

"Gostaria que isto fosse regularizado com leis, com um acordo de entendimento, mas isto não será bastante porque hoje em dia o Governo tem simpatia (pela Igreja) mas amanhã pode vir outro com menos simpatia e corta o apoio", declarou o bispo.

Por esse motivo, a dotação orçamental prometida à Igreja tem, para Basílio do Nascimento, "a face e o reverso".

"A face é que a ajuda financeira facilitará a vida da Igreja em certas coisas. Estou a pensar sobretudo nas escolas".

A diocese de Baucau tem 117 escolas e serve mais de metade dos 60 mil alunos dos quatro distitos orientais do país. A de Díli "tem mais de 200" escolas, explicou Basílio do Nascimento.

"A ajuda do Estado facilita a actividade da Igreja mas se não houver áreas muito bem definidas o Estado começa a entrar pela (nossa) casa adentro em assuntos que não lhe dizem respeito", analisou também o bispo de Baucau.

"É necessário ir com muita cautela, respeito mútuo e inteligência das situações", concluiu Basílio do Nascimento.

PRM-Lusa/Fim

NOTA DE RODAPÉ:

"A ajuda do Estado facilita a actividade da Igreja mas se não houver áreas muito bem definidas o Estado começa a entrar pela (nossa) casa adentro em assuntos que não lhe dizem respeito", analisou também o bispo de Baucau. "

Esquece-se o senhor Bispo de dizer que o contrário é bem mais perigoso. Quando em Igreja se mete na política, como o tem feito escandalosamente em Timor-Leste.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de sugerir que peçam as declarações de rendimentos e de património dos senhores bispos e padres timorenses.

D.Basílio do Nascimento ainda terá uma milionária conta bancária na Caixa de Crédito Agrícola de Évora?

Perguntem-lhe...

Anónimo disse...

Aquele senhor ou senhora que sugera a pedir as declarações de rendimentos e de patrimonio dos senhores bispos e padres timorenses é uma pessoa não entenda de nada as regras. Porque o senhor/a senhora queria estas declarações? Os bispos e os padres não são ministros da RDTL que devem declarar ao publico os seus rendimentos e patrimonios. Porque que o senhor/a mete com a conta bancaria de Mgr Basilio? Tens alguma inveja ou ignorancia? Aquele que tem direito para pedir estas declações de bispos e padres somente O Papa (Vaticano). Nem você e nem Governo RDTL que podeis pedir estas declarações. É fora da tua competencia e nem da competencia de Estado e Governo Timorense para pedir estas declarações. Ou não ser você és o Santo Padre, então outra questão. Se o subsidio do Governo para a Igreja Catolica em Timor com esta intenção é malhor não podia ser realizado. É melhor vais aprender mais as regras antes de pedir...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.