segunda-feira, outubro 08, 2007

PRESIDENTE RAMOS-HORTA ORADOR CONVIDADO NA ENTREGA EM BERLIM DOS PRÉMIOS QUADRIGA

Palácio das Cinzas, 08 Outubro 2007

NO DIA DA UNIFICAÇÃO ALEMÃNHA

Comunicado da Imprensa

“DEVEMOS saber abrir o coração ao perdão

e o espírito ào contributo que todos os seres humanos

podem dar, em favor da paz nas nossas comunidades”


O Presidente José Ramos-Horta foi orador convidado na cerimónia de entrega dos prémios Quadriga, em Berlim, no Dia da Unificação Alemã.

O presidente Ramos-Horta entregou os prémios atribuídos a Aicha El-Wafi, uma muçulmana mãe de um terrorista condenado em tribunal, e a Phyllis Rodriguez, uma católica mãe de uma das vítimas daquele.

Aicha El-Wafi é mãe de Zacarias Moussaoui, um francês de origem marroquina condenado a prisão perpétua por ajudar a preparar o ataque terrorista que destruiu o edifício do World Trade Center em Nova Iorque.

Greg Rodriguez, filho de Phyllis, morreu quando se encontrava a trabalhar no 103.º andar de uma das Torres gémeas no 11 de Setembro de 2001.

Unidas pela tragédia do 11.9, as duas mulheres desenvolveram uma amizade construída em torno dos destinos cruzados dos filhos.

“É para mim uma honra ser o orador convidado para celebrar e constatar publicamente a impressionante reconciliação entre Aicha El-Wafi e Phyllis Rodriguez”, disse o Presidente Ramos-Horta.

“Os laços de amizade desenvolvidos a partir de uma tragédia como esta são uma inspiração para todos nós”, afirmou o Presidente da República e laureado Nobel da Paz.

“Honrar aqueles que promovem a unidade e a aproximação no mundo de hoje é, de facto, uma excelente escolha para comemorar o Dia da Unificação Alemã”, declarou.

“De certa maneira, ambos os acontecimentos nos recordam que devemos abrir o coração ao perdão e o espírito aos contributos que todos os seres humanos podem dar em prol da paz nas nossas comunidades”, acrescentou o Presidente Ramos-Horta.

Os Prémios Quadriga foram instituídos para promover o espírito de iniciativa e o diálogo e são entregues no Dia da Unificação Alemã, um poderoso símbolo de unidade e aproximação.

O antigo chanceler alemão Helmut Kohl, pai da Unificação Alemã, Shimon Perez, Presidente de Israel e laureado Nobel da Paz, e o Príncipe Aga Khan, líder espiritual dos Muçulmanos ismaelitas, contam-se entre os anteriormente laureados com o Prémio Quadriga.

O Príncipe Aga Khan foi galardoado em reconhecimento de uma vida dedicada à ajuda às regiões mais pobres do Mundo.

A organização que atribui os Prémios Quadriga desenvolve ela própria um trabalho importante no apoio ao desenvolvimento comunitário em países pobres, através do apoio a projectos que estimulam a autonomia das populações, e tem actualmente em preparação um projecto para desenvolver em Timor-Leste.

A cerimónia de entrega dos Quadriga teve este ano a participação de diversas personalidades, entre as quais a Rainha Sílvia da Suécia, ela própria galardoada, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Bernard Kouchner, com quem o Presidente de Ramos-Horta teve um encontro de trabalho, aproveitando a estada de ambos em Berlim.

O antigo presidente soviético Mikhail Gorbachev, o antigo chanceler alemão, Gerhard Schroeder, e o antigo líder sindicalista e presidente da Polóinia, Lech Walesa, foram convidados de honra dos Prémios Quadriga em anos anteriores - FIM.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.