terça-feira, outubro 23, 2007

“Juntos, trabalhando para o futuro de Timor-Leste”

O REPRESENTANTE ESPECIAL DO SECRETÁRIO-GERAL PARA
TIMOR-LESTE

MENSAGEM SOBRE O DIA DAS NAÇÕES UNIDAS

24 DE OUTUBRO DE 2007

Ao comemorarmos o Dia das Nações Unidas, estamos todos unidos pela meta comum de “trabalharmos juntos para o futuro de Timor-Leste”.

A Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste tem uma ampla escala de tarefas ao procurar produzir as metas expressas nas Resoluções 1704 e 1745 do Conselho de Segurança nas áreas de segurança, desenvolvimento sócio-ecónomico, direitos humanos, lei e ordem e, fortalecer as instituições de estado.

Na escala global, as exigências sobre os recursos das Nações Unidas estão a crescer tal como o multilateralismo crescente é a abordagem preferida em ajudar as nações a alcancarem independência, estabilidade, desenvolvimento e integração global, conforme expresso e encorporado pelos 192 estados membros.

Por sua vez, Timor-Leste está a dar a sua contribuição na escala global conforme demonstrado pelos oficiais da Polícia de Timor-Leste que estão agora a trabalhar em Kosovo assim como os cidadãos timorense que estão a trabalhar como voluntários das Nações Unidas noutras operações de manutenção de paz.

O trabalho das Nações Unidas em Timor-Leste é uma expressão concreta da vontade colectiva da Comunidade Internacional em avançar os objectivos nobres de palavras para acção.

Como Nações Unidas em Timor-Leste, estamos dedicados em cumprir com o mandato a que nos foi confiado pelos estados membros das Nações Unidas: promoção da paz, democracia e direitos humanos, ao apoiar os esforços para assegurar a alimentação, água limpa, o direito a educação e emprego para todos.

Continuaremos a trabalhar árduamente para fazer estas metas uma realidade para todos os cidadãos timorenses.

Juntos, trabalhando para o futuro deste País.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.