domingo, outubro 07, 2007

Agenda no. 22/II - Plenária Extraordinária

Gabinete de Relações Públicas

Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2007

A Sessão Plenária de hoje foi presidida pelo Presidente do Parlamento Nacional, Sr. Fernando La Sama de Araújo, coadjuvado pelos Vice Presidentes, Sr. Vicente da Silva Guterres e a Sra. Maria da Paixão de Jesus da Costa, Secretária Maria Terezinha Viegas, Vice-Secretárias, Sra. Maria da Costa Exposto e a Sra. Teresa Maria de Carvalho.
Estiveram presentes nesta sessão plenária o Primeiro Ministro, Sr. Kay Rala Xanana Gusmão, o Vice Primeiro Ministro, Ministros e os Secretários de Estado do IV Governo Constitucional para fazer a apresentação do programa do Governo actual.
Também estiveram presentes o Primeiro Presidente do Parlamento Nacional da RDTL Sr. Francisco Guterres Lu-Olo.
O único assunto abordado na sessão de hoje foi a apresentação pelo Governo, discussão na Generalidade e Especialidade da Proposta de Lei no.2/II sobre “Orçamento Geral do Estado para o Período de Transição de 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2007.
A Proposta de Lei apresentada prevê uma verba total de 108.303 milhões de dólares, cuja verba se destina a diversas rubricas, nomeadamente:
Salários e vencimentos........................................... 19.485 milhões de dólares
Bens e serviços....................................................... 71.201 milhões de dólares
Capital menor.......................................................... 2.964 milhões de dólares
Capital de desenvolvimento..................................... 4.739 milhões de dólares
Pagamentos de Transferências Públicas............... 9.914 milhões de dólares
Após a referida apresentação, a Relatora da Comissão de Economia, Finanças e Anti-Corupção (Comissão C), Sra. Fernanda Borges, procedeu à leitura do relatório e parecer elaborado por esta Comissão relativamente à Proposta de Lei em apreço. O presente relatório foi aprovado na reunião da Comissão realizada no dia 05 de Outubro de 2007 com 6 votos a favor, nenhum voto contra e três abstenções.
Alem disso, a Mesa do Parlamento Nacional informou ao plenário sobre a substituição temporária dos seguintes Deputados:
Senhor Deputado Elizario Ferreira ao Sr. Mari Alkatiri
Senhora Deputada Carmelita Moniz ao Sra. Ângela M. Corvelo
Senhora Deputada Maria Maya Reis pela Sra. Madalena Brites Boavida.
A discussão da Proposta de Lei em epígrafe continua amanhã dia 6 de Outubro de 2007.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.