segunda-feira, agosto 06, 2007

Timor-Leste: Campanha anti-Xanana antecipa convite do PR

Diário Digital / Lusa 06-08-2007 7:13:00

O convite a Xanana Gusmão para formar o novo governo de Timor-Leste, previsto para hoje, provocou já a reacção de pelo menos dois dos campos de deslocados de Díli, com o ex-Presidente a ser tratado de «traidor».

Cartazes e declarações directas contra Xanana Gusmão, o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) surgiram nas últimas 24 horas junto ao campo de deslocados do aeroporto, em Comoro, e ao campo do porto de Díli, no jardim diante do Hotel Timor.

«Xanana é revolucionário, mas com cérebro de John Howard e G.W.Bush», pode ler-se num cartaz hoje afixado em Comoro e que alude ao primeiro-ministro da Austrália e ao Presidente dos Estados Unidos.

Um cartaz em bahasa indonésio, língua usada em vários dos letreiros erguidos hoje em Comoro, exige a Xanana que «páre o seu plano de guerra» («Stop!!! Konsep Perang», literalmente).

«Deputado Xanana tem que responsabilizar-se pela crise entre "lorosae" e "loromonu"», exige outro cartaz por referência ao conflito que estalou em Abril e Maio de 2006 entre timorenses originários dos distritos ocidentais e timorenses dos distritos orientais do país.

Um número estimado de 100 mil deslocados continuam a viver em campos ou em residências provisórias na capital e por todo o país, segundo a última actualização, relativa a Julho, divulgada pelo Ministério do Trabalho e da Reinserção Comunitária.

Em Díli, há pelo menos 30 mil deslocados.

Os campos do aeroporto e do porto de Díli estão entre os mais politizados da cidade e acompanham muito de perto a situação política e de segurança da capital e do país. «Os traidores não merecem governar», declarou hoje de manhã uma das responsáveis do campo de deslocados do aeroporto, dizendo falar em nome dos deslocados de toda a cidade. «Queremos justiça para os autores dos crimes de 2006», afirmou Madalena Tilman numa declaração lida à imprensa.

«Não concordamos que o Presidente da República inclua Xanana Gusmão como primeiro-ministro», afirmou a representante dos deslocados, alegando que declarações do ex-chefe de Estado na televisão pública, em 2006, «resultaram em muitas vítimas».

«Não somos tratados como pessoas, mas como projecto dos governantes», acrescentou Madalena Tilman, afirmando que «os deslocados não têm dignidade a viver debaixo de um toldo no seu próprio país».

O mesmo tom contra Xanana Gusmão marca vários cartazes erguidos em Comoro e no centro da cidade, junto aos campos de deslocados que têm demonstrado com frequência posições pró-Fretilin.

Num deles, a sigla CNRT é desdobrada em «Conselho Nacional da Revolta do Traidor» e «Conselho Nacional da Recolha do Traidor».

Um cartaz refere apenas: «Traidor uma vez, traidor sempre».

Os «objectivos» da AMP, de que o CNRT faz parte, são referidos noutro cartaz como «salvar os autonomistas, pisar o povo maubere, sobretudo o mais miúdo, alcançar uma nação capitalista e dar liberdade aos autores da crise». Os ataques à pessoa de Xanana Gusmão começaram de forma clara domingo, em frente ao campo de deslocados do porto de Díli, com uma enorme faixa:

«O filho do povo maubere precisa de um primeiro-ministro e não de uma pessoa choramingas (»tanis ten«, em tétum) como o irmão grande Xis».

7 comentários:

Anónimo disse...

E entao os 'desgracadinhos' destes 'deslocados' teem dificuldades em dar de comer as suas familias mas teem dinheiro para gastar em grandes cartazes.

Pois,pois... Esta tudo visto!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras dos deslocados:

«Xanana é revolucionário, mas com cérebro de John Howard e G.W.Bush»,

«Stop!!! Konsep Perang»

«Deputado Xanana tem que responsabilizar-se pela crise entre "lorosae" e "loromonu"»

«Os traidores não merecem governar»

«Queremos justiça para os autores dos crimes de 2006»

«Não concordamos que o Presidente da República inclua Xanana Gusmão como primeiro-ministro»

«Os deslocados não têm dignidade a viver debaixo de um toldo no seu próprio país».

"CNRT = Conselho Nacional da Revolta do Traidor»

«CNRT = Conselho Nacional da Recolha do Traidor»

«Traidor uma vez, traidor sempre»

Os «objectivos» da AMP são como «salvar os autonomistas, pisar o povo maubere, sobretudo o mais miúdo, alcançar uma nação capitalista e dar liberdade aos autores da crise»

«O filho do povo maubere precisa de um primeiro-ministro e não de uma pessoa choramingas como o irmão grande Xis»

Anónimo disse...

coitadinho,desgracadinho e oportunista do anonimo 6 de agosto 2007das 7:02:00PM

Os deslocados sao os mais verdadeiros patriotas que sacrificam tudo por tudo atravez desses cartages para mostrar ao mundo internacional que tambem nao estao contebtes com o convite de xanana gusmao o cargo de primeiro para formar o IV governo constitucional.

Ema_Lulic disse...

E o que da o contagio da frustacao. De liders passa para adeptos.

Anónimo disse...

Tenham cuidado com os oportunistas pois agora é uma boa aportunidade reactivar as actividade deles como oportunistas.Parabens ao sr. Xanana mas sabendo que a dificuldades está a sua frente e na sua volta está cheia dos traidores desta terra.não faças asneiras no governo.pois quem paga no futuro próximo é o povo.é um heroi que toda a gente conhece e reconhece por isso ñ deixa as dívidas para o seu povo.a luta era para todos os timorenses e eles são um povo só.não sofra e não divida mais o povo so por uma simples palavra sua.você está aí a defender o seu acto mas ao mesmo tempo está aí à sua frente muitos sofrimentos.sabe que o povo ainda é muito pobre mas sem necessidades básicas pior ainda para ele.sabe bem que muita gente perde a sua casa só foi por sua declaração.não faça mais esta atetude sr. Xanana!
luta pelo bem do seu povo!

Anónimo disse...

Xanana pode ser 1º Ministro, mas ele não controla a "AMP", nem podia, por duas razões: primeira, ele só lidera(?) o seu partido e não os outros 3. Segunda, porque nada percebe de governação. Por isso, são outros que vão governar por ele, que será apenas a capa do livro.

Aqui reside o principal problema desta nomeação. Ramos Horta acaba de dar um tiro no escuro.

Anónimo disse...

A minha familia faz parte do grupo de deslocado tambem!!! Mas digo uma coisa..podemos estar com fome mas nunca mais calamos ate este governo de anti democratico, violador da constituicao, e representante do regime australiano seja derrubado!!!!!!! Morte aos xananistas traidores da patria timor leste!!! A luta continua!!!Patria ou morte!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.