sábado, agosto 25, 2007

«Timor já não necessita de medidas de excepção»

Portugal Diário – 2007/08/24-15:05

Disse Ramos-Horta em Jacarta, onde se deslocou para discutir situação política e social do país.
O primeiro-ministro timorense, José Ramos-Horta, disse hoje no Parlamento que Timor-Leste «precisa mais de uma força policial do que uma força de paz», devido à disponibilidade da Austrália em manter-se no país até Dezembro, noticia a agência Lusa.

Ramos-Horta esteve hoje no Parlamento depois de se ter deslocado quarta -feira a Jacarta para participar num fórum da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Em Jacarta, Ramos-Horta encontrou-se com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros Nur Hassan Wirajuda, a quem fez «um ponto da situação política e social» em Timor-Leste, segundo comunicado do seu gabinete.

Na sessão parlamentar, que demorou pouco mais 90 minutos, o chefe do Governo de Timor-Leste recordou que as próximas eleições devem «ser organizadas por um órgão independente que assuma também a fiscalização do acto eleitoral».

Ramos-Horta garantiu ainda aos deputados que entre o Governo e a Presidência da República «existe uma grande coordenação» e que o Conselho de Estado entendeu que não seria necessário prorrogar as medidas de excepção de segurança que tinham sido aplicadas em Maio.
O primeiro-ministro timorense aproveitou também para explicar aos deputados o processo de reactivação da Polícia Nacional e os objectivos da comissão de avaliação daquela força, já aprovada em Conselho de Ministros.

Aos deputados, Ramos-Horta garantiu ainda que o Governo está «preocupado» com a situação dos deslocados, aos quais «irá continuar a prestar assistência humanitária», ao mesmo tempo que fará o «possível para que estes regressem às suas casas antes do tempo da chuva», entre o final do ano e o início de 2007.

«O Governo irá implementar um plano de construção de habitações para os mais necessitados», disse, salientando que entre as causas da crise no país também estiveram os problemas sociais e económicos de Timor-Leste.

Nota de Rodapé:

Será que Ramos-Horta ainda pensa que é Primeiro-Ministro ou que é o porta-voz do Governo?...

Há falta de melhor...

3 comentários:

Anónimo disse...

Há mais de um ano que RH anda a fazer "o possível" para resolver o problema dos desalojados...

Anónimo disse...

CORREIO DA MANHA DIA DE HOJE 23 DE AGOSTO DE 2007

DIZ QUE RAMOS HORTA COM O SEU GOVERNO AINDA NAO CONSEGUIU PACIFICAR O SEU PAÍS. O CORREIO DA MANHA PARECE NO ERRO ACERTAR NA VERDADE. QUEM MANDA EM TIMOR LESTE E EM XANANA GUSMAO É JOSÉ RAMOS HORTA. NÃO É À TOA QUE JOSÉ LUIS GUTERRES É O VICE-PRIMEIRO MINISTRO.

Anónimo disse...

A DEMOCRACIA DE TIMOR LOROSAE APENAS QUANDO XANANA E RAMOS SE PRONUNCIAM AO PUBLICO MAS AS ACOENS DELES SAO PROPRIOS DA DITADURA DE SUHARTO.
ALCANSAR O PODER ATRAVEZ DA DITADURA E CONQUISTAR O CORACAO DO POVO PELA UMA FALSA DEMOCRACIA.
XANANA E HORTA NAO PODERAO UTILIZAR A DENOCRACIA E A DITADURA AO MESMO TEMPO, POIS NUNCA ACABARAO CONFLITO DE TIMOR COM ESTAS FORMAS DUAS POLITICAS.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.