quarta-feira, agosto 22, 2007

D. Basílio do Nascimento em entrevista

Rádio Renascença – 21-08-2007 - 7:57
Entrevista de Anabela Góis

Passada quase uma semana da tomada de posse do novo Governo timorense, o Bispo de Baucau analisa, em entrevista à Renascença, a situação vivida no país.

Foram tumultuosos os momentos vividos após as eleições legislativas em Timor-Leste e, sobretudo, depois da decisão do Presidente da República, Ramos Horta, de empossar (no passado dia 8) a coligação de partidos liderada por Xanana Gusmão.

D. Basílio do Nascimento, que viveu na sua diocese alguns dos momentos mais complicados, diz que a calma já regressou ao país, mas refere que em Baucau continua a existir reforço policial, através de elementos da GNR que integram a missão da ONU em Timor.

Em seu entender, foi importante que as forças de segurança não tenham tomado partido e que tenha imperado o bom senso.

Quanto à população afectada, D. Basílio refere que o Governo já enviou ajuda aos deslocados e se comprometeu a reconstruir as casas que foram queimadas durante os distúrbios.

O mais recente incidente ocorreu na diocese de Baucau. O Bispo explica que tudo foi provocado por militares australianos ao serviço da ONU, que decidiram brincar com uma bandeira da FRETILIN, acabando por acicatar os ânimos já calmos.

Lembrando outro momento difícil – o ataque ao orfanato de Báguía – D. Basílio do Nascimento diz que as versões são tantas que decidiu ouvir o padre local para apurar o que se passou de facto. O encontro está marcado para esta terça-feira.

Nesta altura, porém, a situação é calma no país. Para tal, contribuiu, no entender do Bispo de Baucau, uma mistura de bom senso com uma mostra de quem manda (caso das forças de segurança que não tomaram partido pela FRETILIN, como alguns esperavam).
Quanto ao novo Governo, D. Basílio diz que ainda é cedo para fazer avaliações.

“Na política, como em tudo, é uma melancia: só sabemos que está madura depois de abrir. Eu diria que só depois dos primeiros 100 dias é que temos uma ideia do que o Governo vale. Por agora, há o benefício da dúvida e muita expectativa”, refere.

Som na íntegra:
http://www.rr.pt/informacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=47&ContentId=216656
Agência Ecclesia - 20/08/2007 - 17:03

Bispo de Baucau pede ponderação

D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, agradeceu a ajuda da GNR na estabilização da situação em Timor-Leste, após a onda de contestação que se seguiu à nomeação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro do país.

Em declarações recolhidas pela RTP, o Bispo de Baucau considera que "a forma de manifestar o protesto não deveria ser na rua", pedindo que as pessoas "comecem a pensar que o bem nacional está acima dos interesses partidários".

Segundo este responsável, uma das "razões fundamentais" por detrás dos desacatos é "a incompreensão do espírito da lei", com uma "força partidária" (a Fretilin, ndr) a entender que "foi prejudicada" pela decisão do Presidente da República, Ramos Horta.

O país vive uma situação particularmente delicada desde os primeiros meses de 2006, quando uma espiral de violência ameaçava desembocar para uma guerra civil. Desde então, a crise política continua aberta, depois de a Fretilin vencer as eleições legislativas de 30 de Junho com 21 deputados, perdendo contudo o Governo para uma coligação de quatro partidos com 37 dos 65 lugares do Parlamento.

"O Presidente da República não é nenhuma criança, não tomou a decisão por causa de uma insónia", atirou D. Basílio do Nascimento, que apela à calma e à ponderação.

"Como diz um ditado português, não há mal que sempre dure. Esperemos que depois deste tempo de calor, venha a calma", conclui.

1 comentário:

Anónimo disse...

2005 o programa piloto da religiao e moral levou os padres catolicos timorenses a sair nas ruas de Dili com estatua de Nossa Senhora em que protestavam contra o governo da Fretilin que durou duas longas semanas, sem querer ter um dialogo serio para resolver as diferencas entre governo e a igreja,D. Basilio nao interviu nenhuma para esta questao.
Hoje uma demostrcao nas ruas cujo objetivo defender os direitos constitucinais que foram violadas pelo presidente Ramos Horta e xanana Gusmao, Bispo D.Basilio de Nascimento opos os protestos nas ruas.
Para aqueles que acompanham a crise de Timor e um verdadeiro contraste.
Ja nao sabemos a quem nos podemos confiar,ate os bispos, os padres e as madres nao neutrais.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.