terça-feira, agosto 21, 2007

Bispo de Baucau pede ponderação

Internacional Agência Ecclesia 20/08/2007 17:03 Timor Leste

D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, agradeceu a ajuda da GNR na estabilização da situação em Timor-Leste, após a onda de contestação que se seguiu à nomeação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro do país.

Em declarações recolhidas pela RTP, o Bispo de Baucau considera que "a forma de manifestar o protesto não deveria ser na rua", pedindo que as pessoas "comecem a pensar que o bem nacional está acima dos interesses partidários".

Segundo este responsável, uma das "razões fundamentais" por detrás dos desacatos é "a incompreensão do espírito da lei", com uma "força partidária" (a Fretilin, ndr) a entender que "foi prejudicada" pela decisão do Presidente da República, Ramos Horta.

O país vive uma situação particularmente delicada desde os primeiros meses de 2006, quando uma espiral de violência ameaçava desembocar para uma guerra civil. Desde então, a crise política continua aberta, depois de a Fretilin vencer as eleições legislativas de 30 de Junho com 21 deputados, perdendo contudo o Governo para uma coligação de quatro partidos com 37 dos 65 lugares do Parlamento.

"O Presidente da República não é nenhuma criança, não tomou a decisão por causa de uma insónia", atirou D. Basílio do Nascimento, que apela à calma e à ponderação.

"Como diz um ditado português, não há mal que sempre dure. Esperemos que depois deste tempo de calor, venha a calma", conclui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Investiguem a vida de D. Basílio do Nascimento em Portugal,,,

Anónimo disse...

Quando se trata dos protestos justos e previsíveis de quem foi usurpado do direito de formar governo o bispo de Baucau apela ao interesse nacional; mas sempre que se trataram dos seus interesses particulares ou dos interesses particulares dos amigalhaços, nomeadamente do Xanana e do Horta, meteu a viola no saco e até ajudou ao peditório.

O azar deles todos é que a maioria do eleitorado tem um entendimento perfeito da lei e da Constituição e tem a dignidade e a combatividade para lutar contra a usurpação dos seus direitos e pela reposição da ordem democrática e estão a mostrar isso mesmo, para espanto do bispo de Baucau.

Só assim aliás se entende a fragilidade da sua argumentação de o PR não ser criança nem sofrer de insónias. Eles – bispo, Xanana, Horta – é que parecem estar a acordar para a realidade de os Timorenses serem adultos, com uma imensa dignidade e uma grande combatividade. E é melhor que se convençam disto mesmo, senão serão os pesadelos que não lhes darão noites sossegadas.

Anónimo disse...

Afinal de contas o bispo de Baucau não dá um único argumento a favor da bondade da decisão do PR de usurpar o direito à Fretilin de formar governo, apenas diz que é boa porque o PR a tomou. Até parece que o bispo de Baucau já confunde o PR com o Papa, esse é que é suposto ser infalível.

Está pois na hora de subir a parada e de lembrar ao bispo de Baucau que a voz do povo é a voz de Deus.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.