segunda-feira, julho 02, 2007

Vantagem da Fretilin e CNRT após os primeiros resultados

Jornal deNotícias, 02/06/07

Os primeiros resultados parciais provisórios das eleições legislativas em Timor-Leste dão vantagem à Fretilin, com 32,9%dos votos, quando estão contados apenas 5% dos votos, anunciou ontem a Comissão Nacional de Eleições (CNE). Segundo o presidente da CNE, Faustino Cardoso, os dados disponíveis dizem respeito a 11 dos 13 distritos eleitorais, excluindo o da própria capital, Díli, cuja contagem começa apenas hoje de manhã, e em Manufahi (centro/sul).

Atrás da Fretilin, de Francisco Guterres "Lu Olo", surge o Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do ex-chefe de Estado Xanana Gusmão, com 23,2%, indicou Faustino Cardoso.

Os resultados são ainda "pouco representativos", não se podendo, para já, estabelecer um padrão de voto, pois estão escrutinados apenas 18.329 votos válidos dos cerca de 530 mil eleitores inscritos, desconhecendo-se ainda a taxa de participação.

Eleições "livres e justas"

Entretanto, a missão de observação da África do Sul às legislativas de Timor-Leste considerou, ontem, que as eleições de 30 de Junho "foram livres e justas" e declarou estar "muito impressionada" com a forma pacífica e organizada com que decorreu a votação.

"A Missão da África do Sul não duvida que o povo timorense terá em breve um Parlamento democrático da sua escolha, se as fases críticas da reconciliação, contagem e tabulação dos votos forem concretizadas com o mesmo espírito e dedicação demonstrada no dia de votação", afirmou o chefe da missão de observação, Mandla Mchunu. "Constatámos que o próprio processo de votação tornou-se entre os timorenses um processo comunitário", sublinhou Mandla Mchunu, ex-presidente da comissão eleitoral sul-africana.

A África do Sul enviou 16 observadores às legislativas timorenses, no seguimento de uma pequena missão de quatro elementos enviada às presidenciais de 9 de Abril.

Como fez questão de recordar o chefe da missão sul-africana, a avaliação positiva da votação de sábado terá importância na discussão do tipo de empenhamento das Nações Unidas em Timor-Leste, no final de Agosto, quando o Conselho de Segurança discutir o futuro da missão internacional (UNMIT).

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.