quinta-feira, julho 12, 2007

Mais comentários sobre o Memorando da AMP

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Timor-Leste/Eleições: Aliança de partidos quer «ma...":

"«Se escolhêssemos ficar todos no Governo, o povo não saberia fazer a diferença em 2012», afirmou Zacarias da Costa"

Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo:

Então o que aconteceu ao célebre "governo de unidade nacional", defendido com unhas e dentes pela Igreja, por Xanana, Ramos Horta e Lasama?

Primeiro, a Fretilin não podia governar sozinha, porque isso seria um Governo minoritário.

Depois, um Governo da Fretilin que fosse apenas "inclusivo" não era suficiente, porque assim os outros partidos teriam que se submeter à vontade da Fretilin. Tinha que ser um "Governo de unidade nacional".

Mas agora que a Fretilin está receptiva a essa ideia, já não podemos "ficar todos no Governo" e existe mesmo um artigo no "memorando" que explica que se vierem elementos de fora têm que se submeter ao "Chefe do Governo" (artº 6 - Inclusividade).

É espantoso até onde pode ir a hipocrisia, só para monopolizar os tachos e impedir a Fretilin de governar, mesmo que disposta a partilhar o poder com os outros partidos...

2 comentários:

Anónimo disse...

Na declaracao do Zacarias da Costa diz tambem que a Fretilin nao foi claro na sua Proposta. Tem que se descobrir em que parte da proposta que nao foi claro.
A Constitucao diz "O PM deve ser indigitado palo Partido mais votado OU a alianca dos partidos com maior representacao no Parlamento". Significa que se o partido mais votado nao reune condicoes (Maior representacao) para governar como requere a Constituicao entao ele deve procurar coligar com outros partidos para preencher essa demanda Constitucional. Acontece que por razoes umas e outras os partidos da oposicao mais votados nenhum apetece coligar advertindo asssim que a Fretilin deva tomar consciencia de acatar as suas declaracoes anteriores de ir para a oposicao porque se insistir ai e que seria uma affronta contra a Constituicao. Existem argumentos que tentam justificar coligacao pre-elitoral e nao pos-eleitoral. Mas a Constituicao nao diz coligacao pre-eleitoral mas Alianca dos partidos com maioria no Parlamento. Presta atencao que a maioria parlamentar so se pode saber depois da eleicao e nao antes. Por isso esta alianca dos 4 ASDT/PSD, CNRT e PD e constitucional. Sou da Fretilin e quero deixar bem claro aos meus colegas para tomarem cuidado porque isto aqui e democracia. Nao vale a pena porque se insistirmos iriamos nos mesmos violar a Constituicao que a nossa maioria do antigo Parlamento escreveu. Tenhamos consciencia colegas nao podemos sacrificar mais a Fretilin so para o capricho de um ou dois.

Obrigado
Lehi

Anónimo disse...

A fretilin mudansa sempre escreve ao contrario para reforsar xanana com o seu partido CNRT e suas aliansas.

Um bom politico faz as suas intervencoes dentro do seu partido como uma faccao dentro do seu partido.

UM FRETILIN COM COM DUAS CARAS E DESPREZADO DENTRO DO SEU PARTIDO E TAMBEM TALVEZ NOS OUTROS PARTIDOS.
A NAO SER QUE SO O XANANA ARPOVEITARIA PARA AS SUAS ORDENANSAS NO CNRT.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.