quarta-feira, julho 11, 2007

GOVERNO de UNIDADE NACIONAL VS GOVERNO de GRANDE INCLUSÃO

Caros Compatriotas,

Gostaria de realçar um pouco sobre a Diferença entre GOVERNO de UNIDADE NACIONAL VS GOVERNO de GRANDE INCLUSÃO.

No meu ponto de Vista, O Governo de Unidade Nacional proposto pelo grupo de Aliança entre ( CNRT, PSD/ASDT, PD ) vem a interromper o processo da Democratização. Eles querem fomar um Governo sem oposição em Timor-Leste.

Eles querem, que O Objectivo Nacional acima de tudo, O desenvolvimento e o progresso Nacional acima de tudo. Se assim for, Eu pergunto! Quem é que vai ser o FISCALIZADOR? OU quem é que fica na posição como Opositor deste Governo de Unidade Nacional? Como vai ser o papel da DEMOCRATIZAÇÃO em Timor-Leste?

Um Governo de caracter como Governo Unidade Nacional sem Oposição significa criar a base da DITADURA em TIMOR-LESTE e preparar condições para os Indivíduos de figuras famosas em Timor-LOROSAE. A ERA de Ditadura já passou meus caros amigos!

O Governo De Unidade Nacional, Timor - Leste já tinha feito esta fase nos anos anteriores contra o Colonialismo Indonesio atraves do CONCELHO NACIONAL DA RESISTÊNCIA TIMORENSE (CNRT).

GOVERNO DE UNIDADE NACIONAL de hoje proposto pelo grupo Aliança apenas existir para matar a DEMOCRACIA em Timor-LOROSAE.

Enquanto, GOVERNO DE GRANDE INCLUSÃO proposta pela FRETILIN significa, este governo chefiado pelo partido que ganhou a eleição, seja com resultado relativo, mas incluir os individuos de outros partidos para formar um Governo de ESTABILIDADE para 5 anos. Esta proposta baseada na Democracia e baseada na CONSTITUIÇÃO da RDTL.

A Fretilin ja tinha passada a fase de UNIDADE NACIONAL nos anos anteriores; Hojé a FRETILIN enfrenta uma nova fase e uma nova etapa, que é a CONSOLIDAÇÃO a democracia atraves das INSTITUIÇÕES PÚBLICAS para o PROGRESSO e DESENVOLVIMENTO do PAÍS.

MUITO OBRIGADO.

Francisco V. Guterres.

3 comentários:

Anónimo disse...

Podiamos era logo no ano de 2000 advogar que se continuasse ainda com o CNRT para um periodo de 5 anos sob a egide da ONU por causa das consequencias da ocupacao Indonesia que produziu uma sindroma psicologica pos-conflito. Mas a Fretilin batia sempre que a ONU devia ja entregar o poder a aos lideres de Timor-Leste. Muito precipitado e irresponsavel. Bastava ver a figura triste que o Luo-Olo fez em 20 de Maio 2002. O parlamento nem sequer foi constituido e empossado ja esteve ele com toda a arrogancia a discursar. Timor-Leste atravessou uma situacao que necessitava de na realidade de uma caminhada em conjunto de um modo dinamico. Mas a Fretilin sempre se opos. Ganhou com maioria absoluta mas nunca se cuidou de considerar os problemas graves existentes na sociedade. Vangloria ao ponto de descurar os justos principios da democracia. Cultivou o odio e a discordia agudizando ainda mais as feridas. O auge foi no ano passado com a quebra das FDTL. E esta crise foi directa ou indirecta uma responsabilidade da Fretilin. E para recompor... vai ser possivel a Fretilin fazer com os 29,2 % de apoio popular? Todos os partidos da oposicao se juntam comungando um so ideal que e mudanca por um Timor melhor. E isto necessita, e e Constitucional que se deve respeitar. O Presidente pede a Fretilin que se apresente uma coligacao para completar o requisito constitucional e nao sozinho. Quem e que que coligar com a Fretilin, ninguem e assim tira-se a prova real que 71% da populacao deseja uma mudanca. O senhor Mari mandou alguns elementos aproximar a PD mas este recusou, e, tem que se saber porque e que recusou? Nao pensam la que a Fretilin e que tem o direito de governar. Todo o cidadao de Timotr-Leste tem o direito.
Obrigado

Anónimo disse...

Tanto disparate!

Anónimo disse...

Nunca vi tanto disparate. O Presidente do PD nao foi Vice-Ministro dos Negocios Estrangeiros durante a governacao do Mari Alkatiri? Porque e que o correram com ele. Muitos falam mas nao sabm o que dizem. Perguntem ao La Sama se ele for honesto vos contara.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.