domingo, junho 17, 2007

Opositores pretendem assassinar Secretário-Geral da FRETILIN?

Vota para a FRETILIN!
Eleições Legislativas 2007

"Defendamos a independência de Timor-Leste"

Comunicado de Imprensa
17 de Junho de 2007

A revelação do líder do PSD, Mário Viegas Carrascalão, sobre a hipotética "eliminação" do Secretário Geral da FRETILIN, é considerada pelo presidente da FRETILIN, Francisco Guterres Lu-Olo, como muito grave e que deve ser alvo de investigação apurada sobre o que se passa.

As declarações de Mário Viegas Carrascalão, surgem numa altura em que as ameaças à vida e integridade fisica do Secretário Geral da FRETILIN, Marí Alkatiri, voltam a ser faladas em alguns sectores políticos nacionais e que configuram uma situação de extrema gravidade para a segurança interna e para a liberdade de pensamento e de intervenção de todo e qualquer cidadão, no país.

Francisco Lu-Olo, em reacção às declarações do presidente do PSD, Mário Viegas Carrascalão, exige uma investigação sobre a questão de forma a actuar-se criminalmente contra os adversários políticos do Secretário-Geral, que se dizem inimigos e que estejam a preparar um atentado contra a vida de Marí Alkatiri.

Para o presidente da FRETILIN, nãohá duvidas que as declarações do presidente do PSD, são avisadoras e pretendem alertar para um plano concertado para assassinar, para eliminar fisicamente, o Secretário-Geral da FRETILIN.

Atentar contra a vida do Secretário-Geral da FRETILIN, assassinando-o parece ser a ultima alternativa que resta aos seus opositores políticos nacionais, a ter em conta as declarações alarmantes do presidente do PSD.

Em entrevista, o presidente do PSD, Mário Carrascalão, ataca o partido CNRT, recém formado e liderado por José Alexandre Gusmão "Xanana", como sendo formado por "gente do pior que há em Timor-Leste", revelando que "o objectivo número um de Xanana é destruir Marí Alkatiri". Mário Viegas Carrascalão diz mesmo que o objectivo "não é destruir a FRETILIN".

Mário Carrascalão lê o futuro e descodifica as reais intenções de Xanana Gusmão afirmando que :"Xanana Gusmão está a dar guarida à chamada FRETILIN-Mudança, que vai depois regressar à FRETILIN quando destituírem Mari Alkatiri".

Em declaração de profunda preocupação, Mário Viegas Carrascalão, diz que "gostaria de ver Alkatiri destruído democraticamente", mas adianta que o gostaria de ver eliminado da cena política em eleições e não de qualquer outra maneira. Esta declaração denota preocupação e parece assentar em bases sólidas que a todos deve preocupar.

Francisco Lu-Olo, não esconde a preocupação sobre a situação descrita e afirma mesmo ter sentido arrepios, "pensei para comigo… porque razão o senhor Carrascalão tinha a necessidade de enfatizar que gostaria de ver Alkatiri destruído democraticamente, mas destruído politicamente em eleições?

"Quando analisei com mais atenção fiquei ainda mais preocupado. Senti que tinha acabado de ler uma revelação do Senhor Carrascalão que ele tinha conhecimento sobre mais motivos sinistros por parte dos adversários de Marí Alkatiri. Tenho estado preocupado há já algum tempo, devido às ameaças via mensagens escritas e rumores que têm sido feitos em Dili, mas esta foi uma verdadeira revelação para mim. Pensei para comigo que ele deveria estar a proteger-se a si próprio para caso algo venha a aconteçer. Acredito também que o Senhor Carrascalão, não quereria fazer parte de nada do género, e por essa razão disse o que disse na entrevista," afirmou Francisco Lu-Olo.

O presidente da FRETILIN, disse que um dos rumores que anda por Dili, do qual ele já foi informado por fontes fidedignas, é que algumas pessoas sentem que devido ao facto de todas as suas tentativas para "destruir" Mari Alkatiri terem falhado, então terão que considerar "eliminá-lo".

"Tenho que deixar claro que não acredito que o Sr Xanana Gusmão tenha, ele próprio, quaisquer intenções ilegais contra Sr Mari Alkatiri. Não tenho quaisquer provas que indiquem tal facto. Mas, concordo com o Senhor Carrascalão, na sua análise de que o Senhor Gusmão se encontra rodeado pelas piores pessoas de Timor-Leste, e que existem algumas figuras sombrias no partido CNRT, que não hesitarão em utilizar meios ilegais para atingir os seus objectivos políticos.

Algumas encontram-se ainda armadas.", alerta o presidente da FRETILIN.O plano para assassinar o Secretário-Geral da FRETILIN deve ser levado a sério e as autoridades , a UNPOL, deve iniciar desde já a investigação com a audição do senhor Gusmão, enquanto presidente do seu partido, tendo em conta as alarmantes e reveladoras declarações do presidente do PSD, Mário Viegas Carrascalão.

Para mais informacões, contacte por favor:

Antonio Veladas (+670) 728 9009, Jose Teixeira (+670) 728 7080
www.timortruth.com, www.fretilin-rdtl.blogspot.com

2 comentários:

Anónimo disse...

A libertação é uma luta e em todas as lutas há os que se cansam e desistem, há os que mudam de ideias e traem e há os que persistem.

Basta ver que na luta pela libertação de TL alguns desistiram, outros mudaram mas que o Mari e o Lu-Olo persistem e com ele o grosso dos seguidores da Fretilin e também outros patriotas Timorenses.

E hão-de continuar contra ventos e marés a lutar pela efectiva independência e soberania nacional. Disso não tenham dúvidas.

Porque a história da Fretilin é uma história de luta – luta em todas as situações, travando as batalhas necessárias em cada momento. E sabendo sempre que, quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre. Ou como disse um grande português “fustigados pelos ventos da ofensiva, mas sempre no rosto e no peito e nunca pelas costas”.

Anónimo disse...

"Nao ha fumo sem fogo". E' necessario levar avante a investigacao. Pois isto de eliminar adversarios fisicamente, parece-me que e' uma pratica que vem desde ha muito tempo.

Quando se tem uma ideia contraria, manda-se eliminar...

Ja e' tempo de os combatentes comecarem a falar sobre a "morte" de certos comamdantes durante a luta armada.....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.