quinta-feira, junho 14, 2007

FRETILIN condena a violência no Distrito de Ermera, e exige que a policia das Nações Unidas actue

VOTE para a FRETILIN!
Eleições Legislativas 2007

"Defendamos a independência de Timor-Leste"

Comunicado de Imprensa
14 Junho de 2007



Hoje, a FRETILIN exigiu que a policia das Nações Unidas actue imediatamente para parar a onda de violência e intimidação contra os seus militantes, no Distrito de Ermera, que já levou mais de 140 pessoas a refugiarem-se em Díli.

Francisco Soares, um deputado parlamentar da FRETILIN, disse que: "os refugiados chegaram ontem a Dili. 80 deles refugiaram-se num campo localizado em Kampu Alor, e 60 refugiaram-se no Parque Borja da Costa".

Soares disse também que estes refugiados encontravam-se antes escondidos em plantações de café em Ermera, depois de terem fugido de suas casas, devido às intimidações de que têm sido alvos e à destruição de casas, nos sucos (níveis administrativos) de Lisapart e Urahu, no distrito de Ermera.

Soares acrescentou : "espera-se a chegada à Dili, nos próximos dias, de outro grupo de pessoas que se refugiaram no escritório da administração do Distrito de Gleno, em Ermera".

Soares exigiu que a policia das Nações Unidas investigue uma queixa feita, na semana passada, ao Parlamento Nacional sobre membros da FRETILIN que tinham sido feito reféns por apoiantes do partido da oposição, supostamente do Partido Democrático (PD), e ficado presos durante 3 dias numa casa no suco de Potete.

Representantes dos reféns que escaparam da prisão alegam que durante o período da prisão os captores exigiram que lhes fosse entregue a lista dos membros da FRETILIN em Ermera.

Soares apelou à policia das Nações Unidas para que actue imediatamente para parar com a onda de violência e intimidação no Distrito de Ermera, e para realizar uma investigação credível e independente sobre todos os actos de violência e intimidações.

"Está-se a tornar quase impossível, para o nosso partido, fazer campanha, para as eleições parlamentares de 30 de Junho, de forma livre no distrito de Ermera, devido a onda de violência e da intimidação.

Soares acrescentou: "Não é a primeira vez que chamamos a atenção para a situação de insegurança em Ermera e noutros distritos. Alertamos as Nações Unidas e e as Forças de Estabilização Internacionais (FEI)sobre prováveis actos de violência durante encontros de alto nível entre o governo, o parlamento e as forças internacionais, mas até ao momento nada foi feito".

"A policia das Nações Unidas e as FEI estão aqui para restaurar a segurança e permitir que as eleições se realizem livres e justas. Eles também devem investigar as queixas sobre civis que se encontram na posse de armas, no distrito de Ermera, e tomar as medidas necessárias para efectuar o desarmamento dessas pessoas.

"Se a policia da ONU e as FEI são incapazes de controlar a situação em Ermera e noutros distritos, haverá necessidade de se rever os mecanismos existentes e avaliar a sua eficácia".

"A FRETILIN condena todas as formas de intimidação e violência. Os criminosos da violência e da intimidação deviam ser levados a tribunal para que se seja feita justiça. Isto é importante para que possamos ter umas eleições livres e justas."

Para mais informações, contacte: Jose Teixeira (+670) 728 7080,
Francisco Soares (+670) 728 3608

www.timortruth.com, www.fretilin-rdtl.blogspot.com

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.