domingo, junho 24, 2007

Dos Leitores

Margarida deixou um novo comentário na sua mensagem "Manuel Tilman considera imorais gastos da campanha...":

Pergunta o Manuel Tilman – e muito bem! -:"Os gastos da campanha de Xanana Gusmão são exagerados, diria até imorais e escandalosos para um país tão pobre como Timor-Leste. Como é possível ter tanto dinheiro".

Pela boca do Xanana nunca viremos a saber pois na entrevista à Visão. ele ainda goza arrogante com esta questão. Vejamos como respondeu:

“Visão - Quem financia o seu partido?
Xanana - Amigos. Tenho-os em todo o lado do mundo, mas eles não querem aparecer.
Visão - Não seria mais transparente?
Xanana - Se eu quisesse ser transparente, ninguém ajudaria o partido.”

PS: Claro que os “amigos” de “todo o mundo” são os grandes interesses internacionais que querem deitar a mão ao petróleo do Mar de Timor e para isso precisam desesperadamente de correr com a Fretilin e o Mari, única maneira de levarem o petróleo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sobre a falta de transparencia da parte do Gusmao e CNRT e o financiamento que recebem, e de ondem o recebem:

Porque que ele não quer que ningeum saiba de onde veio o dinheiro para finaniçiar a campanha da CNRT, proxy para Xanana. Porque vamos ver que ele esta a receber ajuda do Bapak Wijaya, dono da imprensa Patria em Taibessi. Que foi ele que finançiou a compra da casa em Bairro dos Grilos, sede actual da CNRT. E quem é que esta em papel como dono, por causa de Bapaks não poderem ser donos de terreno em Timor-Leste? Um familiar do Eix General e “Assassino de Balibo” como comprovado no inquerito agora na Australia, o Yunus Yosifiah. Yunus Yosfiah esta casado com uma senhora Timorense de apolido Ricardo. É o irmão José Ricardo que esta nomeadamente dono do terreno que agora é a sede da CNRT em Dili. Lindo não? Porque o Ricardo? Para assegurar naturalemente que tudo fique perto da familia e dos Bapaks, não?

E outra. Um documento circulado aos internacionais, o Comprimisso Eleitoral da CNRT, foi aberto por um internacional. Viu logo quando abriu os “properties” do documento que foi criado numa computadora com nome da “Wideform Construtions”. Uma empresa de cobnstrução de tamanho em Sydney Australia. A mesma empresa que recebeu tratamento “especial” do eix PM e actual Presuidente da Republica a adquerir o terreno do antigo “Hello Mister” e atras da areia branca, e outros mais quem sabe. De interesse é que a lei dos prtidos politicos Timorenses proibi contribuições de entidades collectives como socidades comerciais. Quem tem a coragem de dar a sair isto. Não eu como internacional.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.