domingo, abril 01, 2007

Timor-Leste: Operação «Slingshot 2» faz 32 detidos em Díli

Diário Digital / Lusa
01-04-2007 12:47:47

A polícia das Nações Unidas e forças australianas detiveram este domingo 32 suspeitos de actividade delinquente, no mesmo dia em que um jovem morreu na sequência de ferimentos provocados por um dardo de metal.

O jovem de 17 anos foi atingido num olho por um dardo de metal, cerca das 13:30 de hoje (04:00 horas em Lisboa), quando seguia de motorizada junto à embaixada da Austrália, no bairro de Fatuhada, no centro da capital, disse fonte da UNPol.

Este incidente ocorreu na sequência de «uma noite complicada» de sábado para domingo, na mesma vizinhança da embaixada australiana, onde as autoridades registaram «vários disparos», que partiram de um indivíduo que seguia de motorizada com outra pessoa que foi atingida por um dardo nas costas, na Avenida dos Direitos Humanos, a principal artéria da capital.

Segundo a fonte policial, o indivíduo «respondeu com dois tiros de pistola Colt.45, aliás respondeu com três, apontando a arma à cabeça do atacante, e só não o matou porque a arma encravou», embora tenha conseguido ferir sem gravidade no pescoço o homem que tinha lançado os dardos.

As pistolas Colt 45 «são apenas utilizadas pelos militares» das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), «porque quando as F-FDTL foram equipadas com espingardas M16, compraram também pistolas Colt.45 para a Polícia Militar».

Numa operação «que já estava prevista antes», designada «Slingshot 2», as forças internacionais fizeram 32 detenções nos bairros de Bebonuk e Betó, junto ao aeroporto, «suspeitos de actividade delinquente», que foram conduzidos ao Centro de Detenção de Díli.

A operação continuou o modelo operacional coordenado da «Slingshot» realizada pela UNPol e pelas ISF a 31 de Janeiro de 2007 no Bairro Pité, em Díli, tendo sido detidos 59 suspeitos, incluindo Jaime Xavier, líder do grupo de artes marciais PSHT, que continua detido e a aguardar o resultado do inquérito.

Nessa operação, realizada com a presença de magistrados que acompanharam as buscas a 12 residências, foi apreendido um grande número de armas artesanais, incluindo 292 dardos na casa do líder do PSHT.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.