domingo, abril 29, 2007

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem "Is Lu Olo the ‘true diplomat’?":

Viva LUOLO que venceu o debate como vai vencer as eleições. Porque a inteligência, a humildade, o verdadeiro patriotismo vencem sempre a vaidade e arrogância de pensar que o mundo está centrado nele RH!

É impressionante como o que Ramos Horta tem a oferecer ao povo é apenas a sua vaidade, a sua ambição pessoal, o seu ego!

Em 1996 quem ganhou o prémio Nobel da paz foi a resistência timorense, toda ela - Ximenes Belo e Ramos Horta foram apenas símbolos! Ramos Horta de facto é um grande pretensioso.
Diz ele que pode telefonar a qualquer momento ao primeiro-ministro Australiano. Há um grande equívoco nesta afirmação: o lugar que vai a votos dia 9 de Maio é o de presidente da república de Timor Leste independente e não a de governador de uma província colonizada pela Austrália!
Ramos Horta está também equivocado com os australianos: os australianos como em geral os anglo-saxónicos são povos e países ambiciosos em termos económicos e pressionam, e são muito duros nos negócios. Mas também são intransigentes na defesa dos valores democráticos, do estado de direito democrático. E por isso é que Ramos Horta já perdeu a confiança designadamente da Austrália para qualquer cargo internacional de primeira linha que importe a defesa dos direitos humanos. Pois Ramos Horta tem protagonizado em Timor-Leste a violação dos mais básicos princípios dos direitos humanos: então um primeiro-ministro e candidato a presidente dá ordens aos tribunais para deterem ou libertarem alguém que fugiu da prisão e assaltou uma esquadra de polícia para roubar armas!

Quem costuma utilizar o argumento de que os valores culturais impedem a implementação da democracia e do princípio da separação de poderes são os perigosos ditadores de África ou demagogos da América latina!

A igreja católica devia saber disto porque nesses países tem sofrido imenso... basta querer para se informar!

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.