terça-feira, abril 03, 2007

Dos leitores - Sobre o homem deles em Timor...

Margarida deixou um novo comentário na sua mensagem "O homem deles em Timor":

Afinal não acertei, foi um australiano quem o Pedro Rosa Mendes (PRM) entrevistou esta semana e não mais um europeu. Contudo, novamente, o PRM desperdiçou por completo a oportunidade de nos elucidar sobre a crise e os seus autores e embora tenha escrito que o James Dunn “Voltou na última crise”, por convite do Ramos-Horta, nada explicou. Não que lhe faltasse material (bastava uma busca no google), mas o PRM preferiu entreter-nos com as historietas do passado.

Possivelmente não quis lembrar que o Mr. Dunn “viajou para Dili em 1 de Julho de 2006 a pedido do primeiro-ministro de Timor-Leste em-espera José Ramos Horta. ”Estou a trabalhar num projecto muito sensível – Foi-me pedido para organizar uma agenda para as políticas a serem implementadas pelo novo governo," disse ontem Mr Dunn.” (segundo Andrew Drummond no Fairfax Digital em 10/07/06)

E que o próprio Mr. Dunn após terminar a “tarefa” escreveu (25.07.06, http://www.mmiets.org.au/)

“O meu papel no renascer de Timor-Leste, chegou, por agora, ao fim
(…).

A minha preferência ia para os rebeldes, ou oficiais desobedientes,
serem persuadidos ou que lhes dessem ordens de regressarem aos quartéis
(…).
“O que o Governo de Horta deve fazer (…) é agir rapidamente em relação à
segurança e à economia (…) o governo de Horta precisa de apoio doméstico e
internacional para atingir os seus objectivos. (…)

Sugeri uma campanha em todo o país contra a violência e a
discriminação, e fiquei muito satisfeito quando um grupo de jovens se
encontraram e ofereceram um diálogo aberto em prol da unidade e contra a
violência. (…)"

Claro que o PRM teria que explicar factos embaraçosos aos leitores tais como o anúncio oficial de que Ramos Horta seria o novo PM só ter sido feito a 2 de Julho, e de o PR só ter recebido a delegação da Fretilin a 8 de Julho; e de Ramos-Horta só ter sido nomeado a 10 desse mês e de os ministros terem tomado posse só a 14…

E mais embaraçoso ainda foi o facto de a 25 de Julho o Reinado ter sido surpreendido pela GNR com armamento militar, em Dili e por conseguinte ter sido detido com mais 20 do seu grupo e ter sido preso, com acusações de tentativa de homicídio e posse ilegal de armas…exactamente no mesmo dia em que o Mr. Dunn terminou a missão.

Eu se tivesse tido oportunidade de falar com Mr. Dunn garanto que em vez de perder tempo com as historietas do passado teria conduzido a conversa não só para a sua missão em Julho passado como até para a missão do Mr. Dunn quando conselheiro da Missão das Nações Unidas em Timor-leste (UNMET) em 1999… e procuraria saber porque é que a ONU atrasou tanto a formação das F-FDTL e pior ainda, porque é que a Austrália e os USA votaram a saída da componente militar da ONU de Timor-Leste quando o próprio Governo da RDTL (e até Kofi Annan) a acharam prematura.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.