sábado, março 24, 2007

Indonésia mantém fechada a fronteira com Timor-Leste

(Tradução da Margarida)

AFP - Mar 24, 2007, 7: 50 GMT

Kupang, Indonesia – A Indonésia manteve fechada a sua fronteira com Timor-Leste apesar dos pedidos de Dili para abrir esta crucial ligação de abastecimentos, disse um funcionário no Sábado. "A Indonésia recusou o pedido de Timor-Leste para abrir a fronteira terrestre que tem estado fechada desde 26 de Fevereiro," disse hoje o governador local Indonésio Piet Alexander Tallo a repórteres aqui.

A Indonésia fechou as passagens da fronteira o mês passado depois de um pedido do Primeiro-Ministro Timorense José Ramos-Horta para prevenir a infiltração na Indonésia de milícias armadas lideradas pelo amotinado Alfredo Reinado.

Contudo, o gesto teve um grande impacto no abastecimento dos Timorenses que são importadas na maioria através da fronteira com a Indonésia.

O cônsul Timorense em Kupang, Caetano de Sousa Guterres, disse na Sexta-feira à noite que o seu país tinha entregue um pedido oficial para a re-abertura da fronteira em 1 de Março. "Pedimos à Indonésia para abrir a fronteira para que os abastecimentos, cerca de 90 por cento das quais entram em Timor-Leste por cruzamentos terrestres, (possam regressar ao normal)," disse.

Timor-Leste começou a campanha para a eleição presidencial em 9 de Abril na Sexta-feira. Ramos-Horta, o primeiro-ministro e laureado do Nobel, é visto como o favorito.

Candidatos assinaram o código de conduta com o desígnio para garantir que as eleições são correctas e pacíficas, no meio de receios relacionados com Reinado, que está a ser perseguido pela força internacional de segurança e diz-se que tem algum apoio popular.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.