sexta-feira, fevereiro 02, 2007

UE vai supervisionar eleições de maio no Timor Leste

EFE . 31 de janeiro de 2007 - 04:31

Xanana Gusmão vai anunciar a data das eleições no fim desta semana

DÍLI - A União Européia vai supervisionar as eleições legislativas e presidenciais de maio no Timor Leste com uma equipe de 50 observadores, anunciou nesta quarta-feira em Díli Stefano Gatto, porta-voz da Comissão Européia (órgão executivo do bloco).

Gato declarou à imprensa que o grupo discutiu nesta quarta-feira com o presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, a assistência a ser prestada pela missão européia ao processo eleitoral.
O primeiro-ministro, José Ramos Horta, comemorou nesta quarta-feira a participação das Nações Unidas, que em outubro de 2006 enviou uma equipe para acompanhar as eleições. Ele espera um clima de paz, apesar de o grupo rebelde liderado por Alfredo Reinado ainda não ter entregado as suas armas.

O ex-militar iniciou uma rebelião em meados de 2006 que deixou o país à beira da guerra civil. Ramos Horta voltou a pedir que ele entregue suas armas à polícia da ONU ou às forças da Austrália e Nova Zelândia.

A ONU e o governo timorense consideram as eleições um importante teste para consolidar a democracia e independência do país.

Xanana Gusmão, que no fim desta semana anunciará a data das eleições, repetiu que não vai tentar a reeleição e que se dedicará a outras atividades, à margem da política.

O partido Fretilin, que controla 55 das 88 cadeiras do Parlamento, espera manter a maioria, mas ainda não apresentou seu candidato a presidente.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.