quinta-feira, fevereiro 08, 2007

TSF com problemas de contas

Milhares protestam contra Mari Alkatiri

Cerca de cinco centenas de timorenses estão a manifestar-se, em Dili, contra o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri. A ONU autorizou a marcha pela capital timorense, após verificar que os manifestantes não possuem armas.

( 13:10 / 07 de Fevereiro 07 )

Cerca de 2500 timorenses estão concentrados em Dili, esta quarta-feira, numa manifestação contra o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri, por este ter anunciado o arquivamento do processo que o acusava de distribuição de armas a civis.

Os manifestantes, que foram transportados por mais de 50 camiões desde Liquiçá até à capital timorense, entoam palavras de ordem contra o ex-primeiro-ministro e estão a ser chefiados por Vicente Rai Los, a principal testemunha do antigo processo contra Mari Alkatir.

Em declarações à TSF, a porta-voz da missão das Nações Unidas em Timor-Leste, Allison Cooper, afirmou que os veículos foram revistados antes de entrar na cidade e, como os manifestantes não traziam armas, o protesto foi considerado «pacífico» e, consequentemente, autorizado. As forças policiais da ONU estão a acompanhar o protesto de perto, tendo-o já desviado do centro da cidade, na qual se encontram refugiados da zona leste da ilha, possíveis adversários dos homens de Rai Los.

Entretanto, o deputado eleito pelo PSD e agora independente Leandro Isaac disse à agência Lusa que se trata de um protesto, organizado pelo Movimento de Unidade Nacional para a Justiça, «contra o actual governo e contra a conspiração política» do mesmo, mas também uma «reivindicação pela justiça no seu todo».
.

1 comentário:

Anónimo disse...

O leandro Isaac a cagar sentencas ainda?
Se existisse justica em Timor Leste este mamifero ja estava a comer amendoins atraz de grades!
Ze Cinico

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.