sábado, fevereiro 17, 2007

Emergency grant aid for the presidential and parliamentary elections in Timor-Leste

Source: Government of Japan

Date: 16 Feb 2007

The Government of Japan decided on February 16 (Fri) to provide emergency grant aid of 723,855 US dollars through the United Nations Development Programme (UNDP) to support the presidential and parliamentary elections to be held in Timor-Leste.

Japan has been extending assistance proactively to Timor-Leste for the consolidation of peace and its nation-building efforts, under the recognition that stability and development in Timor-Leste are extremely important for the peace and stability of the Asia-Pacific region. The upcoming elections will be the first to be held by the Government of Timor-Leste. As Japan recognizes these elections to be important as a touchstone for the success of its nation-building, it has decided to extend emergency grant aid to support the smooth implementation of the elections.

This assistance focuses on the wide range of support for the organizations which will be in charge of the electoral administration, such as voter registration, setting up of voting stations, and ballot counting, and the support for the training for the media and the political parties of Timor-Leste to play their appropriate roles, from the view point of supporting the democratic implementation of the elections.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
Concessão de ajuda de emergência para as eleições presidenciais e parlamentares em Timor-Leste
Fonte: Governo do Japão

Data: 16 Fevereiro 2007

O Governo do Japão decidiu em 16 de Fevereiro (Sexta-feira) conceder ajuda de emergência de 723,855 US dólares através do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) para apoiar as eleições presidenciais e parlamentares que se vão realizar em Timor-Leste.

O Japão tem prolongado a assistência pró-activamente a Timor-Leste para a consolidação da paz e os seus esforços de construção de nação, reconhecendo que a estabilidade e o desenvolvimento em Timor-Leste são extremamente importantes para a paz e estabilidade da região Ásia-Pacífico. As próximas eleições serão as primeiras organizadas pelo Governo de Timor-Leste. Dado que o Japão reconhece que estas eleições são importantes como uma pedra de toque para o sucesso da sua construção de nação, decidiu prolongar a concessão de ajuda de emergência para apoiar a implementação suave das eleições.

A assistência foca-se num largo espectro de apoio a organizações que estarão à frente da administração eleitoral, tais como recenseamento, montagem de postos de votação, e contagem de votos, e o apoio ao treino aos media e partidos políticos de Timor-Leste para desempenharem os seus papéis próprios, do ponto de vista de apoiar a implementação democrática das eleições.
.

Anónimo disse...

Timor: Japão doa 720 mil dólares para ajudar realizar eleições

O Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês anunciou hoje em Tóquio que vai doar 720 mil dólares para ajudar ao financiamento das próximas eleições presidenciais e legislativas em Timor-Leste.
A doação será feita através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lê-se no comunicado, distribuído hoje à imprensa.
«O Japão tem vindo a prestar assistência a Timor-Leste no sentido de consolidar a paz e os esforços de reconstrução do país, partindo do princípio de que a estabilidade e o desenvolvimento em Timor-Leste são extremamente importantes para a paz e segurança na região Ásia-Pacífico», destaca-se no comunicado.
As eleições presidenciais e legislativas em Timor-Leste «são a pedra-de-toque para o sucesso do processo de consolidação do Estado», acentua o documento.
O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, marcou as eleições presidenciais para dia 09 de Abril, mas as legislativas anda não têm data marcada.
O actual Parlamento Nacional timorense conta com 88 deputados, mas nas próximas legislativas apenas serão eleitos 65, tendo por consenso sido aprovado pelo Parlamento Nacional que apenas elegerão parlamentares os partidos que obtiverem pelo menos três por cento dos votos expressos.
Nas eleições realizadas em 2001, para a eleição da Assembleia Constituinte, e em que a FRETILIN foi o partido mais votado, com 57% dos votos, concorreram 16 partidos, mas apenas 12 elegeram deputados.
Relativamente às presidenciais, realizadas em Abril de 2002, Xanana Gusmão venceu com uma margem folgada, tendo recolhido 82% dos votos expressos.
Diário Digital / Lusa
16-02-2007 17:34:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=263297

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.