segunda-feira, janeiro 08, 2007

Taúr Matan Ruak , Futuro Presidente?

Editorial JN Semanário
6.01.2007

Taúr Matan Ruak, o ainda comandante da F-FDTL é um dos homens que começa a ser apresentado como candidato à presidência da República. Taúr Matan Ruak nunca se pronunciou directamente sobre o assunto, mas sabe-se que é de princípios e é dos poucos com o qual o Povo timorense pode verdadeiramente contar.

Contudo, e para já, o nome começa a ser avançado como sendo o potencial candidato de José Ramos Horta. Até que Taúr se decida fica a duvida sobre as verdadeiras intenções de quem o tenta projectar. Pelo bem que se conhece de Taúr, sabemos que não é homem para se deixar “queimar” na praça pública. No entanto, não deixamos de afirmar que é um dos nomes mais nobres para exercer o cargo.

Na verdade, nesta questão será mais de esperar para ver como se posicionam os potenciais nomes: Xanana Gusmão, Mário Carrascalão, D.Carlos Filipe Ximenes Belo, José Ramos-Horta, Xavier do Amaral, Francisco Lu'olo, Marí Alkatiri, entre outros.

Para já tudo o que se diga implica apostar na especulação pura e dura. Para já aguardamos para ver como se desenrola a questão dos crimes de 2006. Como irá ficar Rogério Lobato e para quando o arquivamento ou pronuncia efectiva do anterior primeiro-ministro? Como se poderá avançar para eleições sem que os quadros legais estejam de facto criados e a justiça esclarecer o acontecido durante o ano que terminou?
.

11 comentários:

Anónimo disse...

TMR e' e sempre sera para mim o unico homen neste momento capaz de reunir o pais como presidente da republica. Ele tem legitimidade e nao brinca com nocoes importantes como estado de direito e democracia. Viva Taur Matan Ruak!!!!! Viva as gloriozas FALINTIL!!!!! Viva Timor-Leste!!!!! Abaixo os traidores da Patria. Abaixo com os por-integracionistas do passado e agora!!!!!

Anónimo disse...

Já passou o tempo dele!

Anónimo disse...

E como eh que fica o caso de ele ter distribuido armas a civis como identificado no relatorio da COI? Isso eh considerado um crime de acordo com as leis da RDTL. Vamos fechar os olhos e fingir que isso nunca aconteceu??

Anónimo disse...

nao fechamos os olhos a nada. O relatorio nao fez nada como se escreve. O que o povo quer e que vamos ver. O povo esta com os olos abertos sobre quem causou esta crize. O povo nao fechou os olhos dos crimes cometidos pelo Mario Carrascalao se nao provados ainda legalmente pelo menos a receber dinheiro dos Indonesios enquanto os seu compatriotas estavam a ser mortos. Vem hoje ele com lagrimas de corcodilo a dizer.."eu estive a proteger os meus irmaos i irmas por dentro do regime Suhrato". Sim sim acreditamos tambem no pai natal. Esteve na minha casa neste natal passado. vao mentir a outros.

Anónimo disse...

Ao anonimo de Terça-feira, Janeiro 09, 2007 6:38:26 PM.

Nao seja preguicoso e leia o relatorio da COI e vai ver que esta tudo la bem clarinho. Se nao tiver o relatorio diga alguma coisa que eu posso transcrever aqui as partes relevantes.

Anónimo disse...

Anonimo Terça-feira, Janeiro 09, 2007 6:38:26 PM.

Voces falam muito em nome do povo que nem voce sabe o que o povo quer. Que atrevimento?!

O que viram e 30 carros a apoiarem o Rogerio Lobato, nao esqueca que so de Ermera vieram 200 carros com o fim de "por" o Alkatiri ao "chao".
Nao fale em nome do povo mas sim esperamos pelos resultados finais.

Anónimo disse...

O General Taur Matan Ruak foi o primeiro a exigir a constituicao de uma Comissao Parlamentar para investigar os acontecimenmtos de Abril/Maio... Ele sabe porque fez essa exigencia. Muita coisa ficou por ser esclarecida, muitos implicados nao foram sequer referenciados no relatorio da COI e outros ilibados. Eh preciso buscar a verdade. Eh preciso fazer justica o tempo que demorar, hoje, amanha ou depois!

Anónimo disse...

Ao anonimo de Segunda-feira, Janeiro 08, 2007 6:28:30 PM,

O TMR sempre mereceu todo o meu respeito ate ao momento da crise do ano passado. Nunca pensei que TMR se deixasse ser manipulado a ponto de cometer crimes contra o estado.

-Primeiro porque acatou uma ordem ILEGAL do "gabinete de crise" do primeiro governo constitucional permitindo assim a mobilizacao das F-FDTL contra civis. Nisso o relatorio da COI eh bem claro.

- Segundo porque ordenou a distribuicao de armas militares a cerca de 200 civis. O relatorio da COI deixa isso tambem muito bem claro.

Mas penso que TMR ainda se pode redimir ao assumir responsabilidade pelos erros cometidos. Sera a forma mais certa de mais uma vez ganhar o respeito de todos.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:42:54 PM: só leu então a parte da distribuição? Olhe que o relatório fala não só da distribuição como ainda da recolha e dos propósitos dessa distribuição. Compreende-se que quem queria um golpe efectivo tenha ficado chateado por ele ter sido frustrado. Graças precisamente às medidas eficientes que nomeadamente o Comandante das F-FDTL tomou atempadamente…

Anónimo disse...

Falar de TMR neste momento é tentar queimar qualquer possibilidade de ele se candidatar à Presidência.

Já aqui o disse há uns tempos e repito-o. Quanto menos se falar dele, melhor para ele.

O Ramos Horta ventilou o nome de muitos possíveis Primeiros Ministros para suceder a Mari Alkatiri. Queimou-os a todos para poder ficar ele. Não estará a fazer a mesma coisa para queimar já um sério concorrente?

Anónimo disse...

Seja como for, jah nao temos mais ninguem para alem de guerrilheiros?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.