terça-feira, janeiro 23, 2007

Notícias - traduzidas pela Margarida

Reinado avisa os soldados Australianos
Janeiro 21, 2007 08:41pm
Artigo de: AAP

O líder amotinado Timorense Alfredo Reinado diz que as tropas Australianas serão mortas se o tentarem forçar a render-se.

O Sr Reinado tem estado em fuga desde que fugiu duma prisão de Dili juntamente com mais de outros 50 presos em Agosto do ano passado.

Tinha sido detido com acusações por posse de armas depois da violência sangrenta que irrompeu na pequena nação em Abril e Maio.

Continuam as negociações para o Sr Reinado se render com a ONU e o governo Timorense a conversarem com o líder amotinado, segundo é relatado, nos últimos dias, para tentarem convencê-lo a entregar-se.

Soldados Australianos ergueram barreiras nas estradas à volta da área do acampamento do Sr Reinado numa aldeia a oeste de Dili a quarto horas de distância por carro, onde ele está com os movimentos sob controlo, relatou a Televisão ABC.

Mas o Sr Reinado avisou que dispararia contra os soldados Australianos que o forçassem à rendição.

“Este é o meu país. Tenho orgulho em morrer pelo meu país, de defender o direito do meu país e da minha gente,” disse o Sr Reinado à Televisão ABC.

“Mas a minha promessa é, se vierem com milhares, levarei alguns comigo.”

O Sr Reinado disse à ABC que cancelou um encontro com a ONU na semana passada porque a ONU e as tropas Australianas estavam a tentar prendê-lo.

“Penso que são muito poderosos, bem treinados e estou preparado porque eu também o sou,” disse.

***

Dois jovens esfaqueados até à morte no Domingo quando uma vaga de violência de gangs irrompeu em Timor-Leste.

ABC Radio Australia
Última actualização 22/01/2007, 03:28:28

Uma testemunha diz que os jovens – um deles membro da polícia nacional – foram mortos quando iam a pé para casa vindos da igreja na capital, Dili.

Um terceiro jovem sofreu feridas por cortes noutro ataque.

Noutro incidente uma multidão atacou a casa de um treinador artes marciais e feriu quarto pessoas.

Foram também relatados apedrejamentos entre jovens de grupos rivais.

Um surto de violência em Dili em Maio de 2006 originou 37 mortos quando confrontos entre facções das forças de segurança degeneraram em violência de rua – opondo membros de gangs de rua e escolas rivais de artes marciais umas contra outras.

A violência levou Timor-Leste a procurar o destacamento de tropas estrangeiras e da polícia da ONU, e à instalação de um novo governo em Julho liderado pelo Primeiro-Ministro José Ramos-Horta.

***

Satélite VoIP para serviços aéreos de Dili

VoIP News
Segunda-feiras, 22 Janeiro 2007

O centro do comando logístico localizado no interior do complexo da ADF no aeroporto de Dili em Timor pode fazer agora chamadas VoIP para o PSTN Australiano via satélite Newsat.

O serviço, tornado possível pela URSYS, MyNetPHone e companhia do satélite, Newsat pode abrir o caminho para mais destacamentos por satélite VoIP pela MyNetPhone.

Apesar de localizado no interior do complexo da ADF o cliente é uma companhia de Logística de Serviços Aéreos, que está a dar apoio à presença das forças de defesa Australianas em Timor.

"O nosso parceiro de comunicações por satélite, a URSYS, fornece novas rotas de tecnologia para optimizar o tréfico VoIP à volta do satélite com o serviço MyNetFone," disse Andy Fung, Director de Gestão da MyNetFone.

"A URSYS já conectou todos os maiores teleportos a operar na Austrália ao serviço MyNetFone fornecendo chamadas de voz com qualidade comercial de qualquer localização dentro do âmbito do satélite que cobre a Austrália, Nova Zelândia e Ásia do Sudeste. Como resultados, esperamos significativos negócios do satélite VoIP para a MyNetFone este ano," disse

Grahame Cover, CEO da URSYS disse: "Para enviar serviços de voz com qualidade comercial via satélite, tem que se comprimir o pacote de informação da voz num baú e dar prioridade às informações da voz através de um canal seguro todo o caminho de volta à plataforma MyNetFone. Isto tem ainda o bónus extra de não se perder informação e de haver tráfego baixo na qualidade das chamadas de tipo comercial."

"Correntemente apoiamos dúzias de clientes da URSYS a operar no que agora chamamos de ‘Segmentos de Espaço Geridos ' o oposto dos ‘Segmentos do Espaço Público '," disse David Atkinson, Director-Geral do Teleportos no NEWSAT.

"Com a saída do Espaço Público seremos capazes de melhorar grandemente a segurança e as actividades do nosso Cliente Networks," disse.

***

Presidente de Timor-Leste recebeu grau honorário nos USSA

Sábado, Janeiro 20, 2007
Por DAVID FERRARA
Repórter

DAPHNE – Depois de ter recebido um grau honorário da Academia de Desportos dos USA aqui, Kay Rala Xanana Gusmão, o presidente de Timor-Leste – a nação mais jovem do mundo – disse que o desporto pode ajudar o seu país a amadurecer e a prosperar.

"O que é que o desporto tem a ver com a reconciliação?" perguntou ao amontoado de cerca de 50 pessoas. "Tem tudo a ver com a reconciliação, paz e construção de um sistema de unidade."

Durante décadas, disse Gusmão, os Timorenses estiveram cercados pela violência e o desporto desapareceu.

Gusmão disse que acredita que ao se estabelecer o desporto – o futebol parecia estar no seu pensamento – os cidadãos podem começar a construir o seu país democraticamente.

A idade media dos cerca de 1.06-milhões de habitantes de Timor-Leste é de cerca de 20 anos, de acordo com o World Factbook Web site da CIA. Numa nação em desenvolvimento como esta, com um grande número de jovens, há a necessidade de as crianças aprenderem a "sensação de estar juntos" do desporto, disse Gusmão.

É aqui que a Academia de Desporto tem um papel.

Thomas Rosandich, presidente e fundador da Academia de Desportos dos USA, prometeu ajudar Timor-Leste a desenvolver instalações desportivas. "Pessoalmente descobrirei um caminho para os ajudar naquilo que sei e que é o desporto," disse Rosandich.

Na metade leste de uma ilha no arquipélago ndonésio a algumas centenas de milhas da Austrália, Timor-Leste tornou-se uma nação, também conhecida como República Democrática de Timor-Leste, em 20 de Maio de 2002.

Gusmão, um antigo líder da guerrilha que passou uma década na prisão, foi instalado como o primeiro presidente.

Um antigo membro dos Peace Corps que em tempos viveu na Indonésia, Rosandich entregou o grau a Gusmão e comparou-o ao líder dos direitos civis da África do Sul Nelson Mandela e ao pacifista da Índia Mahatma Gandhi.

"Os nossos laços são grandes e antigos, bons e fortes, e tornar-se-ão ainda mais fortes no futuro," disse Rosandich. "È uma pessoa especial, e sentimo-nos honrados por o termos aqui."

Prometeu que se iria reunir com advogados em Washington, D.C., no próximo mês para negociar uma lei e "tornar isto uma realidade."

Depois de Gusmão receber o grau, recebeu algumas prendas locais, também. Daphne Mayor Fred Small 0presenteou Gusmão com a chave da cidade, e o artista local Bruce Larsen entregou-lhe uma escultura de pássaro feita com objectos encontrados, incluindo uma peça de madeira da Baía Mobile Bay e "uma espécie de pedais de um tractor," disse Larsen.

Uma outra escultura de Larsen, "The Sprinter," está no exterior da Academia de Desportos ao lado da U.S. 98.

Gusmão então presenteou Rosandich, Small, Larsen e o representante da Academia de Desportos com prendas do seu país, incluindo cachecóis de lã coloridos.

Por estes dias, o desporto que muita gente aprende em Timor-Leste são artes marciais, disse Gusmão numa breve entrevista à Press-Register depois da cerimónia. Mas usam os seus conhecimentos no terreno para a violência.

Mesmo o futebol na jovem nação se pode tornar violento às vezes. Mas Gusmão disse que acredita que o desporto, com o treino adequado, pode ensinar justice e "isso reforçará a unidade nacional e reforçará a harmonia social."

"Para mudar mentalidades, leva tempo," acrescentou. Mas o desporto "pode ajudar a construir compreensão mútua, construir tolerância."

Gusmão chegou a gracejar que podia tentar pedir a David Beckham, o jogador de futebol britânico que recentemente assinou um contracto de cinco anos de, $250 milhões com o Galaxy de Los Angeles, um pouco de dinheiro para construir instalações desportivas em Timor-Leste.

"Podemos construer o Complexo de Desportos Beckham," disse, estendendo as mãos como se as espalhasse numa maqueta. "Acredito que ele gostava disso. Com certeza que gostava disso."

© 2007 The Mobile Register
© 2007 al.com All Rights Reserved.

***

Que inadequado, menino Alfredo!

Foi dito ao líder amotinado de Timor-Leste para se render

Janeiro 22, 2007 01:30pm
Artigo de: AAP

O líder amotinado Timorense Alfredo Reinado, que tem ameaçado matar tropas Australianas que tentarem forçar a sua rendição, deve entregar-se, disse hoje o Ministro federal da Justiça Chris Ellison

Reinado tem estado em fuga desde que ele e outros 50 fugiram em Agosto passado de uma prisão de Dili onde o líder amotinado tinha sido preso com acusações de posse de armas a seguir à violência na capital Timorense em Abtil e Maio.

Continuam as negociações para a sua rendição, tendo havido recentemente, Segundo relatos, conversas da ONU e do Governo Timorense com Reinado para o tentarem persuadir a entregar-se.

Soldados Australianos montaram também barreiras de Estrada na area à volta do acampamento de Reinado numa aldeia a quarto horas de distância por carro a oeste de Dili, onde ele está com os movimentos limitados, relatou a Televisão ABC.

Mas Reinado avisou que ele levará com ele os soldados Australianos que o tentarem forçar a render-se.

"Este é o meu país. Tenho orgulho em morrer pelo meu país, em defender o direito do meu país e da minha gente," disse ontem Reinado na ABC TV.

"Mas a minha promessa é, se trouxeram milhares levarei alguns comigo."

O Senador Ellison disse hoje que os comentários de Reinado eram perturbadores e inadequados.

"Certamente que diremos ao Sr Reinado que ele tem que se entregar e que será tratado de acordo com o processo da lei.

"Fazer este tipo de ameaças é inteiramente inadequado."
.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
Em primeiro lugar quero pedir ao Malai Azul se podia fazer o favor de corrigir o título porque só agora percebi que a tradução correcta é “Presidente de Timor-Leste recebeu grau honorário na USSA” porque de facto foi a United States Sports Academy quem lhe deu o tal grau.

Em segundo lugar alguém sabe por aí quantos hectares de terreno é que a dupla Horta/Xanana já ofereceram ao director desta “academia de desportos” para aí construír as tais “instalações desportivas” que o tal Rosandich prometeu ajudar com a tal lei que os “advogados em Washington, D.C.” vão negociar (???)?

É que numa pequena busca pelo google dei com esta “biografia” do tal Rosandich em http://www.ussa.edu/TPRosandich.asp onde ficamos a saber que ele depois de se formar em desporto e história ele esteve 10 anos nos Marines, após o que foi nomeado pela Secretaria de Estado para participar num programa de “especialistas” (Embaixador de desporto dos USA) e nessa qualidade durante 20 anos (1956-1976), esteve em 50 países (da Indonésia ao Irão) a treinar.
Ficamos ainda a saber que o tal Rosandich foi um dos primeiros proponentes da Peace Corps no Sudeste Asiático na qual esteve intensamente envolvido e que foi o responsável directo pela entrada do Peace Corps na Indonésia…
Porque é que eu meto nesta história o Horta? Porque de repente me lembrei das viagens do Horta este verão aos States ao tal encontro com a Peace Corps na tal Universidade Americana e num país nórdico da Europa. E também me lembrei de que a mulher do Alfredo antes de ter fugido para a Austrália era directora do Programa da Peace Corps na Embaixada dos USA em Dili e agora estou na dúvida se afinal os dos Peace Corps que estavam em Timor-Leste e que “fugiram” depois da crise de Abril/Maio já voltaram ou se o que a Peace Corps quer é mudar de área de intervenção e passar agora a “cultivar” o desporto…

Anónimo disse...

Xanana Gusmao nao tem a cara de comparar com NELSON MANDELA o que pelo contrario e comparado com o Amin de Uganda.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.