quarta-feira, janeiro 24, 2007

Desmentido do Embaixador Cubano Sobre Suposta Carta do Medico Cubano

Dili, 21 de janeiro de 2007
Queridos amigos jornalistas:


Com grande prazer eu os expresso o mas sincero bem-vindo, na sede da embaixada da Republica de Cuba e agradeço sua agradable presença em nossa primeira conferência de imprensa , convocada para denunciar o propósito maldoso, indigno e repudiavel conteúdo da carta que cheia de mentiras, desde o princípio até o fim aparece na edição de 19 de janeiro no Jornal Timor Post, atribuida ao medico cubano cuja identidade é absolutamente falso, que fácilmente pode ser provado na documentação que possue o Ministerio de Saúde timorense, onde consta que não há, nunca houve nenhum cidadão cubano em Timor Leste que responde aos últimos nomes de suposto é inexistente médico cubano.

Isto, nada novo proceder, forma parte das calúnias sujas e repugnantes e groseiras mentiras que sobre Cuba e o trabalho do pessoal medico abnegado emprestan serviços em numeráveis países do mundo, eles tentam semear o desejo de privar á familia timorense de atenção medica especializada que de um modo desinteressado e gratuito levan os medicos cubanos, porque eles os aborrecem e eles não podem entender que só moveu pelo amor ao proximo, poden ir longe da Patria e da familia, para lugares distantes da geografia de Timor Leste na qual tem salvado e prolongaram a vida para irmãos timorenses.

Não é nada estranho que a misiva aparece horas antes da saída para Cuba de un contingente de 200 timorenses jovem que se incorporan para o grupo de 500 de seus compatriotas que estudam medicina em nosso país para quem a familia cubana e seus profesores os recebem, eles ajudan e professam o mismo amor que oferecem ás própias crianzas cujas imágens claras e com as própias palabras recentemente poderam ver em televisão e em muitas horas de vídeos os parentes, que conhecem que eles devolverão a sua pátria como boas crianzas e profissionais qualificados, para servir a seu povo.

Usar este tópico sensível, politizándolo e o acompañando de mentiras groseíras, fácilmente desmontável, também merece o mais enérgico rejeição por quanto tudo o que nós queremos um futuro melhor para nossas crianzas e nós acreditamos em verdadeiros valores éticos del ser humano.

Existem provas irrefutáveis pela história, da qual estamos orgulhosos, que durante os muitos anos de laços fraternais de amizade e solidaridade existentes entre Timor Leste e Cuba, nunca houve, não poderá haver a mais interferência mínima nos assuntos internos deste pais, invioláveis princípios que honra diariamente o pessoal medico cubano, esses que com o respeito máximo para a ética medica e os conceitos sólidos que foram educados com transparência total e entrega desinteressada emprestam serviço humanitario e de asistencia ao povo timorense, sem interferir absolutamente em tópicos de carácter interno, como eles malintencionadamente tentam apresentar, eses que estam á procurar fabricar qualquer pretexto para dificultar as relações boas que existem entre nossos povos e os governos para de quem acordos os qualificados profissionais cubanos permanecem em Timor Leste.

Embaixada de Cuba
em República Democrática de Timor-Leste
de Timor Leste

***


Dili, sábado 19 de junio de 2007
A: Sr. Aderito Hugo da Costa
Director Jornal Timor Post.

Estimado director:

Esperamos sua boa bondade com vista da publicação desta nota em resposta á carta dum suposto é inexistente medico cubano aquí, que permita aos leitores de seu distinguido Jornal conhecer em sua próxima edição a verdade sobre estos repugnantes feitos ao mesmo tempo que denunciamos as calunias e mentiras sobre a conduta exemplar e de respeito aos valores eticos e humanos mantida por o povo y governo cubano.

O pessoal medico cubano em RDTL recibiu com indignacão e assombro a carta com titular em primeira página publicada em seu jornal na edição de sábado 19 de janeiro, com titulo Kapitaun Mediku Cubano Hakerek Surat ba Major Alfredo e declara de maneira oficial que:

Em Timor Leste, não há existido nemhum medico cubano que responda aos apelidos Rodríguez Peralta, o que pode verificarse em relação de nomes oficiais que posue o Ministerio de Saúde timorense.

A única categoría que ostentamos o perssoal medico cubano em Timor Leste e em numerosos paises onde prestamos asistência medica desisteressada e gratuita é a cientifica profesional, obtida na reconhecida internacionalmente universidades medica cubana.

Nossa presença em Timor Leste desde ha mais 3 anos responde ao unico e provado objetivo de ajudar melhorar a saúde e salvar as vidas do irmão povo timorense que tanto merece e necesita.
Os timorenses são os melhores testemunhas da consagraçâo, amor e dedicação dos perto de 300 médicos cubanos que estão a garantir a atenção medica em 65 subdistritos do pais, inclusive em remotos lugares, privados de electricidade, comunicação e outras necesidades basicas. Como mostra disto encontra-se os 824694 pacientes atendidos em onzas consultas, as 4195 intervençôes cirúrgicas e 6462 partos realizados por quilificados profissionais cubano.

As unicos ensinansas adicionais que deijan os medicos cubanos é seu amor á profissão e dedicaçâo total ao trabalho que oferccemos com o ejemplo pessoal dia por dia aos 105 jovenes timorenses que estamos a formar como futuros medicos em 12 dos 13 distritos do pais e o carácter humanitario que com absoluto respeito á etica medica e aos pacientes, que são tambem os principios sobre os quais estan a formar estudantes de medicina timorenses en Cuba, para que a sua volta a sua Patria continuar este fermoso trabalho.

Os miles de irmãos timorenses que houvemos –les atendido ao longo do pais, há muitas dos quais salvamos suas vidas ou prolongado sua existencia, eles soubem que jamais o pessoal medico cubano, esta a imiscuir-se nos asuntos de Timor Leste, pois houvemos-nos educados nos mais sagrados principios éticos e revolucionários.

Em espera de sua atenção,
Dr. Francisco Javier Medina Feijoo
Coordinador médico Cubanos en Timor Leste
.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Queridos amigos jornalistas"

Oh valha-me Deus!

Mas ainda não perceberam que em Timor não há jornalistas?!

Há sim uma meia duzia de pessoas que vende "artigos" a quem der mais?!

O Senhor Embaixador de Cuba que faça uns "donativos" aos senhores "jornalistas" e os médicos cubanos passam a ser os "maiores"!

Em Timor tudo se compra!

Afinal 25 anos de aculturação indonésia está a mostrar os seus frutos.

Veja-se a Presidência...

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,

Deixo um abraço amigo a um povo que tem ajudado muito a nação timorense.

Ass: M.C.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.