quarta-feira, novembro 01, 2006

Peritos da ONU em Díli para preparar eleições de 2007

Díli, 31 Out (Lusa) - Uma equipa de três peritos eleitorais nomeada pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que inclui a portuguesa Lucinda Almeida, iniciou hoje o seu trabalho em Díli para garantir a transparência das eleições e m Timor-Leste, previstas para 2007.

Na apresentação da equipa de peritos, o representante especial em funções do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, Finn Reske-Nielsen, destacou que a "responsabilidade primária de tudo o que diz respeito à organização do processo eleitoral cabe às autoridades timorenses".

Além de Lucinda Almeida, a equipa integra ainda o zimbabueano Reginald Austin, que é o coordenador, e o australiano Michael Maley.

A missão destes peritos é verificar a conduta satisfatória de cada fase do processo eleitoral, validando-o, de molde a que as eleições, presidenciais e legislativas, sejam consideradas livres, justas e transparentes, seguindo os padrões internacionais.

Lucinda Almeida já participou em várias missões eleitorais organizadas pela ONU, em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e pela União Europeia, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nigéria e África do Sul.

Ao serviço da Cooperação Portuguesa, integrou delegações nos países de língua portuguesa, incluindo Timor-Leste.

Os três peritos vão trabalhar independentemente da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) e submeterão relatórios a Kofi Annan e às autoridades timorenses.

Segundo um comunicado divulgado pela ONU em meados de Outubro, em Nova Iorque, a nomeação da equipa de peritos reflecte a opinião de Kofi Annan de que as eleições de 2007 "são um importante passo no caminho da paz e estabilidade em Timor-Leste".

Kofi Annan "está determinado em assegurar que as Nações Unidas cumprirão a sua parte em apoiar um processo eleitoral credível e transparente", acrescentou então a ONU no comunicado.

Os dois escrutínios ainda não foram formalmente marcados, mas segundo um comunicado da Presidência da República, divulgado no passado dia 20, as eleições presidenciais e legislativas em Timor-Leste realizam-se até 20 de Maio de 2007, quando se celebra o 5º aniversário da restauração da independência.

Fonte do Tribunal de Recurso - que tem funções de Supremo Tribunal em T imor-Leste - disse à Lusa que presentemente estão em condições de concorrer às legislativas 13 formações partidárias.

Dos partidos representados no actual Parlamento, eleito em Agosto de 2001 e que aprovou a Constituição do país, apenas três - Partido da Democracia Cristã (UDC/PDC), Klibur Oan Timor Aswain (KOTA) e Partido Liberal (PL) - ainda não fizeram prova de registo, apresentando as indispensáveis 1.500 assinaturas.

Nas primeiras eleições legislativas, em 2001, ganhas pela FRETILIN com 57 por cento dos votos, concorreram 16 partidos, mas apenas 12 elegeram deputados.

Relativamente às presidenciais, realizadas em Abril de 2002, Xanana Gusmão venceu com uma margem folgada, tendo recolhido 82 por cento dos votos expressos.

EL-Lusa/Fim

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Macksander C

Voce esta a falar de tudo isto para que?

Para dar cobertura e para defender o tacho do Alkatiri e familia?

Alkatiri, Lobato e o grupo de Maputo estao todos queimados! Perda de tempo e ter estes diante da Fretilin eh o mesmo que consentir a derrota da Fretilin nas proximas eleicoes.
Nao ha, por acaso, outro lider historico da Fretilin que possa assumir a dianteira dessa unidade que V. diz - Frente da Familia Nacionalista Democrata Maubere?

Se continuarem com esta V. arrogancia, a estrategia do malai oan vai de certeza triunfar.

Figuras como L7, Jose Luis Guterres, Ai Tahan Matak, Xavier do Amaral e Abilio Araujo poderao vir tirar muito eleitorado da Fretilin de Alkatiri - porque todos eles sao vistos pelo Povo Maubere como lideres da Fretilin.

Bastando que Xanana dee cobertura ou apoio. Porque apesar de tudo Xanana eh producto da Fretilin e o povo Maubere ainda o tem como carismatico.

A esposa Kirsty eh que eh socia do Ramos Horta nesse projecto da Australia para tornar TL como uma das ilhas do Pacifico ligado aa Australia, Amem!

UMA LULIK

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.