domingo, novembro 05, 2006

Comunicado - PM

Tradução da Margarida.


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
COMUNICADO PARA OS MEDIA


Dili, NovembrO 1 2006

Os parques do Palácio do Governo são transformados para as pesoas

Mais de 3000 terão a oportunidade de apreciar os parques em frente do Palácio do Governo quando os trabalhos de reabilitação estiverem completos, disse hoje o Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta.

Quarente e três Timorenses estão a trabalhar na reabilitação da área para (a transformar) quando era quando Timor-Leste era uma colónia Portuguesa. O trabalho no projecto maior começou em Outubro e espera-se que esteja terminado por altura do Natal.

“Estamos a transformar esta área linda no que já foi, quando os Portugueses estavam cá,” disse o Primeiro-Ministro.

“Estes parques serão um local de paz e beleza para todos. Haverá iluminação, jardins, cadeiras e mesas. Espero que as famílias apreciarão esta linda área.”

Os grandes espaços abertos apresentação um acabamento de cimento. O projecto é da Solomon Brothers de Dili e recria o plano português.

O Dr Ramos-Horta diz que funcionará no parque segurança a tempo inteiro para garantir um ambiente seguro para todos, particularmente famílias e turistas.

“Teremos 60 guardas vestidos com trajes tradicionais de cerimónia – principalmente dos distritos,” disse o Dr Ramos-Horta. “Vestirão as roupas tradicionais e estarão lá 24 horas por dia.

“Com a magnífica frente de mar de Dili e o Palácio do Governo como cenário de fundo, este será um local muito especial para as pessoas relaxarem e descansarem. Isto é parte da nossa história e dever ter muito orgulho nisso.”

Depois do trabalho acabar os veículos motorizados serão de acesso limitado aos membros do Governo e a VIPs mas haverá parqueamento extra fora da área do parque.

.

4 comentários:

Maracuja Maduro disse...

Fico feliz por ver as alterações no palácio do governo. Uma das minhas melhores recordações desse jardim eram precisamente as noies que passavamos sentados no jardim e conversar ate muito tarde. Era maravilhoso ver os barcos a passarem noite, e a tarde o maravilhos por do sol tão famoso. Aos Domingos a tarde todos corriamos para ver a cerimonia da bandeira com os guardas vestidos a rigor com os nossos trajos tradiocionais . Isso é algo que o gerno português nunca falhou que era respeitar as nossoas raizes. Era ver a cavalaria a desfilar com os montadores vestidos de tais e caibaus ...e ordens de comando. Agora só falta o dr Ramos Horta mandar plantar mais acacias vermelhas que como a Jornalista, pintora e poetiza Gabriela Carrasclao diz num dos seus poemas que li num dos jornais locais da comunidade Portuguesa em S.Paulo Brasil , na altura em o Abilio Osorio mandou cortar as acaceiras de flores vermelhas e folhas verdes era que fazia lembrar a Portugal / Entao ele dizia " Em Timor nem mesmo as acácias têm liberdade de floril" - Pois pre cisamos de novo essas acacieiras nos nossos jardins de Timor especialmente a frente do Palacio do Governo.

Obrigada Dr Ramos Horta

Maracuja

Anónimo disse...

Obrigado a Marii porque e a contiuacao do programa de Marii nao e do Xanahorta . O projecto deles e que fizeram la em Fatuahi , Aileu e Tibar , e casas queimadas em Dili por causa das bebedeiras fornecidas pelos golpistas liderado pelo Xanahorta.

Anónimo disse...

Obrigado a Marii e nao a Xanahorta porque o projecto e a continuacao do Gov. de Marii que foi aforcadamente derrubado pelo Xanahorta . O resultado do projecto de Xanahorta era em Fatuahi , csas queimadas em Dili , o assalto das F-FDTL em Tacitolu pelo Railos , Tara e Ismail Babo, portanto nao confundem as coisas do Marii com os projectos dos golpistas liderado pelo Xanahorta

Anónimo disse...

Ja tem vergonha de publicar as tarefas dos golpistas liderado pelo Xanahorta

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.