domingo, agosto 13, 2006

Sobre a acusação de ilegalidade do PR Xanana Gusmão ao voto de braço no ar


Da Margarida:

...
“Em política, quando nós erramos, mesmo sendo um pequeno erro, mas se não reconhecermos que é um erro, voltaremos a cometer muitos e maiores erros.” (Xanana Gusmão).

Ora este erro de Xanana não foi pequeno, foi mesmo um erro enormíssimo e no mínimo o que acho que se lhe deve exigir é um pedido de desculpas aos dirigentes e militantes da Fretilin a quem ofendeu e ao povo a quem enganou.

E acho que ele não deve agir como se nada tivesse acontecido e como se o Tribunal Supremo não se tivesse pronunciado.

.

33 comentários:

Bere-Key disse...

Gostaria de lenbrar à Margarida e ao Malai Azul que não é Xanana que está em causa mas é o Senhor Presidente da República. Devem ter mais cuidado na forma como se referem ao Presidente Xanana Gusmão. Xanana pode ser o mais odioso dos timorenses (o que é um disparate) mas é o presidente de Tiomor, logo o tratamento deve ser consentâneo com a funçao que ele ocupa.
Dixit

Anónimo disse...

Bere-key:
Fez bem em me lembrar, pois como o próprio disse em 22 de Junho: "O Presidente da República é um órgão de soberania. Uma só pessoa, eu sozinho, sou o Órgão de Soberania."

Anónimo disse...

Por enquanto, o Presidente da República ainda não é um órgão colectivo.
Se tivesse que ter um comissário político do partido progressista, então seria.

Anónimo disse...

Permitam-me recentrar a questão, que está a ficar um pouco esquecida: Xanana Gusmão apostou e perdeu. Ficou completamente atolado na sua precipitação, quando afirmou, perante milhares de pessoas, que a Fretilin não tinha legitimidade para formar governos e exigiu que esse partido repetisse as eleições porque tinha dirigentes eleitos ilegalmente. Estas palavras correram mundo, via imprensa. Outras acusações caluniosas contra a Fretilin foram proferidas no mesmo discurso, mas não vêm agora ao caso. E todos sabemos do tratamento VIP que Railós tem recebido e dos encontros amistosos que o PR manteve na sua própria residência com os revoltosos, principalmente com um que está preso neste momento.

Ora um Presidente da República não pode ter uma conduta grave e irresponsável como esta. Não pode perseguir o maior partido timorense com calúnias, incitando o povo à revolta contra esse partido e contra os órgãos de soberania em que ele é maioritário.

Embora eu não concorde com isso, acho que se Xanana for coerente deveria fazer o mesmo que ele tanto exigiu a Alkatiri - demitir-se. E devia pedir desculpa à Fretilin e ao povo timorense, dando assim o exemplo da tal moral que ele defende na política.

Xanana Gusmão não pode por um lado comprometer-se com palavras e atitudes graves e por outro fazer de conta que nada tem que ver com o assunto, quando a evolução dos acontecimentos vem demonstrar que estava errado.

Anónimo disse...

Proximo cenario em Timor-Leste:
Alguem dira com conviccao de que sera ouvido eternamente:
Se o Tribunal de Recurso nao for dissolvido, demito-me!!!!!!!
Havera entao uma manifestacao, nao importa que sejam apenas 50 ou 100 pessoas, a gritarem histericamente: Nao se demita , nao se demita, por favor.
E assim falou o "povo" de Timor-Leste. Ha, Ha...
Sera que vamos continuar assim?
Que raio de sentido de Estado e este?

Anónimo disse...

O Tribunal de Recurso considera a Direccao da FRETILIN legitima. Em breve a Procuradoria-Geral emitira um comunicado em que o arguido Mari Alkatiri deixa de ser arguido porque as alegacoes do Railos serviram apenas para alimentar asambicoes de um ser "misterioso". E quando tudo estiver claro, o que acontecera aos autores do golpe de estado? Vao preferir o silencio e esperar que outros facam o mesmo em nome da "estabilidade" do pais? Nao sera essa uma estabilidade ficticia? Sera que vao continuar nos respectivos postos de ditadura a servir interesses alheios? Vejam la. Temos que recuperar a nossa imagem de um pais soberano com lideres integros.

Anónimo disse...

Fez bem em me lembrar, pois como o próprio disse em 22 de Junho: "O Presidente da República é um órgão de soberania. Uma só pessoa, eu sozinho, sou o Órgão de Soberania."

Remember Mussolini?

"I am the state!"

Anónimo disse...

So por curiosidade vejam so estas declaracoes do Mari Alkatiri e Ana Pessoa relativamente a anteriores acordoes do Tribunal de Recurso.

EXCERTO

"Numa entrevista à agência Lusa, o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, desferiu um forte ataque ao Tribunal de Recurso de Timor- Leste, visando em particular o presidente deste órgão.

"Um jurista minimamente formado não faria isto. Não pode simplesmente passar uma esponja por tudo e querer iniciar uma nova era, assim", considerou.

A ministra de Estado na Presidência de Conselho de Ministros timorense acusou o Tribunal de Recurso de incompetência, e de falta de profissionalismo, isenção e imparcialidade.

Ana Pessoa, ex-ministra da Justiça, declarou-se "chocada" com o que diz serem acórdãos "catastróficos", questionando directamente a competência e as capacidades do presidente do Recurso, o luso-timorense Cláudio Ximenes, e do juiz português José Antunes.

Classificando os acórdãos como "um furacão", Ana Pessoa sustenta que as decisões são especialmente graves por irem contra os objectivos do executivo, que queria, com a instalação do Tribunal de Recurso, "imprimir a isenção, a imparcialidade e a independência aos tribunais".

"Lamentavelmente, os únicos dois pronunciamentos do Tribunal dão sinais exactamente contrários. Estamos falhos de isenção, de profissionalismo, de competência e de independência", afirmou em entrevista à Lusa."

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=2592&catogory=Entrevista

SERA QUE O TRIBUNAL DE RECURSO CONTINUA A CARECER DE PROFESSIONALISMO E COMPETENCIA, OU AS FORTES PRESSOES ANTERIORES DO GOVERNO CONSEGUIRAM POR FIM QUE O TRIBUNAL PASSASSE A SER DEPENDENTE DA FRETILIN?

NAO SEI NAO!

Anónimo disse...

O Tribunal de recurso nao era competente, professional e independente e agora ja o sao?

Visto ser favoravel a Fretilin claro que agora ja e competente.

Anónimo disse...

margarida:::este poste que puseste neste forum não tem cualidade nemnhum.mas para propaganda de fretilin e favor para o seu amiguinho de fretilin sim.lamentavelmente este poste seja assim

Anónimo disse...

Tomorasli: tem todo o direito à sua opinião mas eu também tenho o direito de ter ficado satisfeita por o Tribunal de Recursos ter legitimado não só a direcção da Fretilin mas principalmente o direito de um partido a organizar-se como bem entendem os seus militantes. E repare que esta liberdade de organização partidária não beneficia só a Fretilin, beneficia todos os partidos. Afinal, a nossa luta de todos - calculo que a sua também - é por uma sociedade mais livre.

Anónimo disse...

bere-key 7:29:27 AM

sim o senhor presidente errou, e deve pedir desculpas?

Anónimo disse...

O voto de braço no ar é a mais livre das expressões democráticas, porque assim os traidores vão ter vergonha e mêdo de votar contra a linha política do partido.
A Direcção do partido sabe sempre o que é melhor para o partido e para o povo, não são os delegados.
Eles só estão lá para levantarem o braço quando os mandarem e legitimarem a Direcção. E a gente assim vê quem levanta logo e quem hesita ou se atreve a votar contra.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:26:48 PM: que raio de paleio o seu
“traidores”, “vergonha”, “medo”), então uma pessoa entra para um partido para arranjar inimizades e chatices? Eu falo por mim, mas garanto-lhe que não sou masoquista e se fosse para esses guerrinhas nunca tinha entrado, eu entrei porque sei que tenho mais chances de trabalhar por um mundo melhor organizada com os meus camaradas, do que isolada e à nora. E nas reuniões tenho oportunidade para aprender, para trocar ideias, para mandar vir com um ou com outro, para me zangar e depois (é vezes muito depois) concluir que até quem me contrariou tinha razão e que afinal não estava a ver bem as coisas. Entra-se voluntariamente num partido porque se tem um ideal e porque se sabe que um partido é aquilo que os seus membros querem que seja e não os que os de fora querem. Assim como que uma família alargada com gente com as nossas ideias e por isso dou tanta importância a serem os militantes a mandarem no seu partido e a organizá-lo como bem entendem.

Anónimo disse...

O VOTO DO BRACO NO AR TEM O MEU APOIO QUANDO E USADO DE UMA MANEIRA CONSISTENTE DO PRINCIPIO AO FIM EM TODAS AS VOTACOES E NAO QUANDO NOS DA JEITO O QUE ACONTECEU.
QUEM QUER DAR UM PEI..LEVANTE O BRACO.
NAO SEJAS CAMALEAO.

Anónimo disse...

Boa Ze bilimbe! Ja notei pela sua linguagem desse Cinico que tem uma obcessao com orgaos sexuais.
O coitadito deve ser um tarado e frustrado sexual.

Anónimo disse...

Até me admira que ainda não tenha percebido como funciona o seu partido ao fim deste tempo todo.
Então o seu controleiro não havia de ter sempre razão e não havia de ser você a "não ver bem as coisas"?

Onde é que está a novidade?
E sim, é mesmo com esses ideais que se constrói um mundo melhor, mais livre e democrático.
Aliás a vossa inspiração ML é toda ela exemplo perfeito disso mesmo. Como se viu onde foi aplicada.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:33:15 PM: pare lá com essa obssessão ML; estamos a falar de Timor-Leste e se reparar bem na sua Constituição nem uma vez aparece a palavra socialismo quanto mais ML.

Anónimo disse...

Até me admiro como você apoia uma Constituição que não diz uma vez a palavra socialismo. Também já o meteu na gaveta?
Revolução silenciosa no PCP?

Anónimo disse...

Anónimo das 1:58:46 AM: está doente, não está? Vá-se curar. É difícil encontrar alguém mais sectário que você. Já se percebe o pó que tem á Fretilin, que é tolerante e aberta, você é dos que vê o mundo a preto e branco, é dum facciocismo perfeitamente ultrapassado.

Anónimo disse...

Está enganada. Nada contra a FRETILIN como partido político.

Sou contra a apropriação que a FRETILIN quis e quer fazer do país a qual, não olha a meios para atingir os seus fins, independentemente da dor que causa no povo, como se tem vindo a constatar.

E com isso não posso nem qualquer pessoa normal, concordar.

Só alguém sectário como você

Anónimo disse...

Balelas, Anónimo das 3:15:01 AM, balelas, tudo o que diz não tem fundamento. Seja objectivo, tire essas palas.

Anónimo disse...

É só ler a Cosntituição, quer mais objectividade?

Anónimo disse...

TimorAsli:...és TimorAsli copiado...os que TimorAsli nunca dissessem como tu diseste..!!! TiimorAsli dão sempre apoio À Fretilin!!!!.. és um traidor,,,,oportunista,,,,,como Leandro Isaac,,, Marias Paixão,,, João Gonçalves,,,, e outros teus amigosss......oviste?????

Anónimo disse...

Ora bem anonimo das 1:07:46 PM. Voce e o exemplo vivo da facciosidade que temos estado a falar.
O que acaba de dizer e uma demonstracao bem clara daquilo que voces tem professado estes anos todos ou seja os verdadeiros timorenses "dão sempre apoio À Fretilin!!!!" E quem nao e da Fretilin e traidor, oportunista.

Em Timor "todo o Povo tem de entrar para a FRETILIN, Polícia, FDTL, funcionários, ‘bisnis’ [negócio], suco, aldeia, búfalos, formigas, árvores, ervas, todas as coisas têm de entrar para a FRETILIN. Timor-Leste é a FRETILIN, FRETILIN é Timor-Leste. Não pode existir outra coisa, não podem existir outras pessoas. É isso que explica ‘Xanana divide Timor’, por isso, ‘Xanana tem que sair’. Como se dissesse que eu quero governar nos próximos 50 anos." (Xanana Gusmao).

Toda os timorenses sabem desssa vossa mentalidade que e vocalizada incessantemente pelos vossos lideres como o Mari Alkatiri que dizia que a Fretilin queria atingir uma vitoria de 100% nas eleicoes para acabar com a discriminacao e para mostrar ao mundo que foi a Fretilin que lutou e ganhou a independencia.

Voces sempre foram assim e e isso mesmo que mostra a vossa intencao de nao aceitar que alguem mais possa ser timorense e ter lutado pela independencia ou de algum outro partido algum dia subir ao poder, democracia ou nao.
E essa atitude vossa que fala bem alto e explica as vossas tendencias absolutistas bem ilustrada pelos vosso lideres da clique de Mocambique.

Sabe uma coisa? Continue a sonhar porque sonhar tambem e viver. Mas isso nao passara de um sonho. A democracia e o povo serao a garantia destas minhas palavras.

Anónimo disse...

Eu solicito auto responsabilidade. Os precedentes ja estao em sitio. Ministros do Interior e Defesa, demitiram-se para auto responsanilizar-se nas suas tutelas. O eis PM Mari Alkatiri, alto sacrificio para encontrar saida da crise. Agora esperamos o PR exercer o mesmo nivel de auto responsabilidade e sacrifico pessoal (alem de coragem e honestidade poltica) para DEMITIR-SE. Nem mais, nem menos. Talvez sera isto um passo no processo da reconciliacao. Certamente muitos Timorenses ficarao contentes a ver isto, como tambem ficaram algums contentes quando o Eis PM demitio-se. Espero ver auto-sacrificio para o bem estar de Timor-Leste. Espero e rezo a Deus Pai Nosso Senhor. Rezarei toda a noite para que o PR encontre honestidade e coragem.

Anónimo disse...

A demissão do Presidente não fará muitos timorenses contentes, mas fará muitos estrangeiros, especialmente assessores portugueses felizes.

Se até os manifestantes pró-Alkatiri destaram aos vivas a Xanana. Pelos vistos, os 83% obtidos eram genuínos e mantêm-se.

O Ministro do Interior é um criminoso de delito comum com condenação transitada em julgado e pena de cadeia cumprida por tráfico de diamantes e confessou ter mandado distrubuir armas a pisteiros. Mas Alkatiri fê-lo Ministro e logo com responsabilidades na Polícia. É como pôr o macaco a guardar as bananas.

O Ministros dos Transportes pediu a demissão, veio logo aqui um coro de Alkatiristas a dizer que até já era tarde que o homem era incompetente e burro.

Ou seja, temos um ex PM que nomeava ministros criminosos, incompetentes e burros.

Que apregoa que a ambição do partido é ter 100% para não discriminar ninguém. Dessa nem o idolatrado líder dinástico da Coreia do Norte se tinha lembrado.

Grande PM, sim senhor.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 11:31:
Desde que apareceu a Viagra deixei de ter frustacoes sexuais e tornei-me tarado sexual! Esta contente?
Ze Cinico

Anónimo disse...

margarida:Domingo, Agosto 13, 2006 6:14:46 PM

não digo que não..estou de acordo ctg.mas pelo que sempre acompanhei desde 1 horra deste blog..achei que este blog tem mais categoricamente a favor para MARI ALKATIRI...eu acho que se este blog continua assim seria melhor tirar deixa de existir.

Anónimo disse...

Timorasli: no cabeçalho do timor-online está escrito: “Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer...”

Penso sinceramente que o timor-online está a fazer um bom trabalho a transmitir-nos o que se passa em Timor-Leste, e ás vezes até um trabalho único. Repare só neste caso do acórdão do Tribunal de Recurso que só mesmo o conseguimos ler por aqui.

Por mim acho que este blog ainda faz muita falta e que não deve ser penalizado pela falta de comparência de ninguém.

Anónimo disse...

Margarida:11:32:44 PM estou a cordo ctg se este blog so apenas para imformações.

Anónimo disse...

Timorasli: só apenas com informações perdia a piada toda. Assim como está com informações e opiniões é muito melhor. Se dizem que é a conversar que a gente se entende, porque não havemos de continuar a conversar?

Anónimo disse...

Timorasil vai dar uma curva, quem nao esta bem muda-se, sua carraca

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.