quinta-feira, agosto 10, 2006

Reunião quinta-feira do Conselho de Segurança

Washington, 09 Ago (Lusa) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se quinta-feira para efectuar "consultas" sobre a situação em Timor-Leste e analisar propostas para uma nova e reforçada missão da ONU, disseram hoje fontes na ONU.

O mandato da actual missão da ONU em Timor-Leste (UNOTIL) termina a 20 de Agosto próximo.

O aspecto militar e policial da nova missão deverá ser o principal tópico em discussão, disseram as fontes.

A oposição de alguns dos membros do Conselho de Segurança deverá retirar à nova missão a componente militar como inicialmente desejado pelo governo timorense.

O primeiro-ministro de Timor-Leste, José Ramos Horta, afirmou terça-feira que uma força policial de 1.600 membros será enviada para o país, ao abrigo da nova missão, confirmando assim o compromisso de se enviar uma força policial "robusta" para o território mas não uma força militar.

Na reunião, o Conselho de Segurança deverá também começar a analisar um relatório do Secretário-geral, Kofi Annan, que contém propostas para uma nova missão da ONU e cujos pormenores ainda não foram divulgados.

Fontes na ONU disseram que sendo a reunião de quinta-feira apenas de "consultas" não se deve esperar qualquer decisão sobre o assunto.

Na próxima semana, o Conselho de Segurança tem agendado mais duas reuniões sobre Timor-Leste: a primeira para um debate geral sobre a situação e a segunda para aprovação de uma resolução.

É provável que um novo mandato venha também a incluir as recomendações feitas na semana passada por Annan para o estabelecimento de um programa internacional de ajuda às vítimas de crimes de guerra cometidos em 1999 em Timor-Leste.

Annan propôs no relatório o estabelecimento de "fundo de solidariedade" baseado em contribuições voluntárias de Estados membros "para financiar um programa de restauração comunitária e um programa de justiça em Timor-Leste".

O Secretário-geral da ONU propôs ainda um outro "programa de restauração comunitária" para "apoiar os timorenses e em parceria com organizações da sociedade civil" fornecer diversos tipos de ajuda às vítimas dos crimes cometidos em 1999.

JP.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.