sábado, julho 08, 2006

Ramos-Horta nomeado Primeiro-Ministro na segunda-feira

Ramos-Horta vai ser novo primeiro-ministro...

Díli, 08 Julho (Lusa) - O Presidente timorense, Xanana Gusmão, afirmou hoje que irá anunciar durante o dia, em conjunto com o presidente do Parlamento local Francisco Guterres "Lu-olo", o novo governo de Timor-Leste, cujo primeiro-ministro será José Ramos-Horta.

A tomada de posse está prevista para segunda-feira, avançou Xanana Gusmão em conferência de imprensa.

O novo Executivo - que será o segundo governo constitucional do país - vai ser dirigido por uma troika que integrará, além de Ramos-Horta, dois vice-primeiros- ministros: Estanislau da Silva, actual ministro da Agricultura, Florestas e Pescas e Rui Araújo, actual ministro da Saúde.

Estanislau da Silva adiantou sexta-feira que a FRETILIN tinha apresentado ao chefe de Estado uma lista de nomes para assumir a liderança do governo sem avançar quantos nem quem constava.

Fonte partidária tinha, no entanto, dito anteriormente à Lusa que a lista integrava os nomes de José Ramos-Horta, ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e da Defesa até Junho, de Rui Araújo e de Estanislau da Silva, também membro do Comité Central da FRETILIN.

O anterior primeiro-ministro, Mari Alkatiri, pediu a demissão do cargo no passado dia 26 de Junho e o Executivo passou a ser coordenado por José Ramos-Horta, um dos fundadores da FRETILIN, partido que abandonou durante a ocupação indonésia de Timor-Leste.

O novo primeiro-ministro irá preparar as próximas eleições, previstas para Abril ou Maio do próximo ano.

EL.

"É preciso dar nova confiança ao povo" - PR Xanana Gusmão


Díli, 08 Jul (Lusa) - O II governo constitucional de Timor- Leste, que será liderado por José Ramos Horta, vai ser formado para "dar nova confiança ao povo", defendeu hoje em Díli o Presidente da República Xanana Gusmão.

"É uma situação especial, proveniente de uma crise. Há necessidade de se conduzir as actividades no sentido de dar uma nova confiança ao povo, permitir novas funções de calma e reconciliação", afirmou Xanana Gusmão.

O anúncio da constituição do novo governo foi feito à imprensa no Palácio das Cinzas, sede da Presidência da República, no final de um encontro entre uma delegação da FRETILIN, o partido maioritário em Timor-Leste, e o chefe de Estado.

O único a falar foi Xanana Gusmão, que tinha a seu lado o presidente do Parlamento Nacional e presidente da FRETILIN, Francisco Guterres "Lu-Olo".

"Depois de várias reuniões com uma delegação da FRETILIN, depois de estudadas várias propostas apresentadas pela FRETILIN, concordámos que haveria uma 'troika' a liderar o governo", começou por dizer Xanana Gusmão.

"Eles vão agora discutir a formação e o programa do governo", acrescentou.

Xanana Gusmão salientou estar certo que os contactos para a composição do II governo constitucional irão ser feitos "no mais curto espaço de tempo" para que a cerimónia de posse seja marcada.

Fonte oficial disse à Lusa que a posse deverá realizar-se na próxima segunda-feira.

"Este governo, que é constitucional, vai responder a esta crise até às eleições", concluiu Xanana Gusmão, sem se comprometer com qualquer calendário eleitoral.

O anterior primeiro-ministro, Mari Alkatiri, pediu a demissão do cargo no passado dia 26 de Junho e o Executivo passou a ser coordenado por José Ramos Horta, um dos fundadores da FRETILIN, partido que abandonou durante a ocupação indonésia de Timor-Leste.

EL.

10 comentários:

Anónimo disse...

Aí está o Pedro Bacelar a conseguir que Xanana actue como um Chefe de Estado.
Mas não se iludam porque o discurso e a postura é do Pedro Bacelar não de Xanana Gusmão.
Como diz Armando Rafael Xanana vai continuar a minar...

Anónimo disse...

É bom existirem pessoas que aconselhem o PR pois já basta os que cirandam à sua volta e fora dela esses sim è que minam...........

Anónimo disse...

Como pode este "governo" serconstitucional, se o mesmo foi imposto, via golpe de estado? Come on...

Anónimo disse...

Nao me venham agora dizer que o Pedro Bacelar e que e agora o Presidente e que a sua vontade prevalece sobre a de Xanana. Ridiculo!

Este governo e constitucional sim porque o PM nao foi demitido inconstitucionalmente. Para todos os efeitos legais o Alkatiri demitiu-se voluntariamente. Ai esta a beleza deste "golpe" como voces o chamam. Estas mudancas todas nao foram inconstitucionais.

O Xanana continuou a nao violou ainda directamente quelaquer artigo da constituicao relativamente a demissao de Alkatiri.

Brilhante!!

Anónimo disse...

mas foi por artimanhas inconstituicionais k ele fez com k o pm demitisse!!

Anónimo disse...

Anónimo das 11:28:58 PM: de facto lá muito brilhante é que a sua teoria não é. É que se a guerra do Xanana foi só para mudar o PM, porque é que se atirou como cão a gato contra a Fretilin? E se a considerava a sua direcção ilegítima porque é que teve de engolir o governo que a direcção da Fretilin indicou?

Anónimo disse...

O xanana vai continuar a minar porque continuam as mesmas pessoas a sua volta com excepcao do Dr Bacelar. Atencao ao Chefe de Gabinete do Xanana!!!

Anónimo disse...

A Margarida não desiste de manter as palas. Faz lembrar aquela cassete em que de derrota em derrota o partido sai sempre vitorioso. Daqui por uns anos vai-se transformar no novo partido do taxi, mas há-de clamar vitória porque ainda enche o taxi.
Então o Xanana é que teve que engolir o governo que a FRETILIN indicou? Ou foi a FRETILIN que teve que incluir um nome (na verdade 2), que XANANA aceitasse?
Há gente que continua a ver o mundo através de um caleidoscópio.
Não merece que perca mais tempo.

Anónimo disse...

Rai Timor: esqueceu-se de responder ao resto: se a guerra do Xanana foi só para mudar o PM, porque é que se atirou como cão a gato contra a Fretilin? E se considerava a sua direcção ilegítima porque é que teve de engolir o governo que a direcção da Fretilin indicou? E está a dizer então que a guerra que ganhou foi afinal a guerra contra o Alkatiri? Acha mesmo que isto tem alguma lógica, perder os tais quatrocentos soldados que a Austrália lhe fez o favor de "formar" somente pela cabeça do Alkatiri? Mas apesar da sua enorme sapiência militar já percebi que neste capítulo só quer mesmo ficar pela rama.

Anónimo disse...

A margarida argumenta mesmo como portuguesa que de timor so sabe o que le no media. nem vale pena discutir com vose. passar bem..

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.