quarta-feira, julho 12, 2006

Palavras para quê?...

Fotografias da cerimónia de entrega de armas em Liquiça.

Desfile


Rai Los

Bispo de Díli

(e todas as armas entregues)


20 comentários:

Anónimo disse...

.....MAS QUE PALHACADA!!!

Anónimo disse...

A fonte destas imagens é qual?

Há infiltrados na cerimónia. Também serão julgados neste circo?

Anónimo disse...

Desculpem, mas uma entrega de armas com a benção da Igreja é preferível a uma entrega de armas a não se sabe a quem...

Não há para aí fotografias da entrega de armas noutras ocasiões e a soldo de outros esquadrões? Ou de civis para "ajudar" a polícia? Ou mesmo tendo em vista as palavras proferidas por altos dignatários e políticos da daNação? Vejam lá se depois não acontece como os americanos no Iraque... uma vergonha pegada!

Ao menos estes fazem cerimónias... é mais transparente.

Vejam lá isso...

Já agora, estas imagens não terão sido forjadas? Era só para desanuviar... mas e todas as outras? Portanto o momento requer alguma calma, tudo isto terá uma função... penso eu de que...

Anónimo disse...

A cerimónia tem um tom bastante hitleriano.

Uma cerimónia aparatosa para fazer esqucer as mortes e os crimes cometidos.

E o povo dança....

Anónimo disse...

Pelo que ouvi até agora os mortos não vão ser esquecidos, ou o amigo/a já se esqueceu que houve assassinatos em frente dos olhos da ONU? E quantos mais foram? E Tasi Tolo?

O povo provavelmente dança porque vê alguma luz ao fundo deste túnel em que o sr. ex-PM irresponsavelmente ou não deixou cair esse mesmo povo dançante. E desculpe lá, mas é melhor vê-los dançar assim que assistir à dança da morte a que estavam sujeitos. Aliás, as ameaças por parte da Fretilin são o quê? Que dança macabra foi e é essa? Que pretendem os senhores? Ter um partido a dançar? Se dançam não sei, mas lá que levantaram os braços levantaram! Levantem mas é o povo, levantem quem precisa, desçam dessa presunção de Poder, seria sim bem mais inteligente que aquilo que continuam e querem levar ao seu términus!

Tenham vergonha pelo que fizeram ao Povo!

Anónimo disse...

E dança-se, ao ritmo do sorriso do Bispo e da música de 150 000 deslocados, de uma cidade destruída e mais de 30 mortos.
Os que mataram ou pretendiam matar, os que tinham as armas nas mãos são agora os espectadores priveligiados que da trbuna batem palmas à dança.
Mas que País é esse????

Anónimo disse...

Um país onde a Justiça se desloca a uma "cerimónia" para receber com orgulho da mão de criminosos armas iguais às que mataram 30 pessoas sem direito a cerimónia e a que a "Justiça" se faça e não se "desloque".
Um triste espectáculo que já não era visto desde as ditaduras fascistas.

Anónimo disse...

O país deveria estar de luto e com a bandeira a meia-haste e não em festas e cerimónias.
Isto é um aproveitamento circense da pureza das cerimónias tradicionais.
Pobre "povo martirizado" nem os teus mortos são respeitados!

Anónimo disse...

Deveria antes estar o Bispo a rezar uma missa campal no centro pelas almas dos mortos e dos deslocados em sofrimento.
Parecia-me mais adequado ao momento não acham?

Anónimo disse...

Estao a espera da cerimonia da entrada do grande responsavel da crise em Timor na prisao. Certamente que ira houver mais bailes.

Anónimo disse...

surprised when people see lucas and ricardo china were part of the railos group. They are major opponent to mari. incrediable if mari distributed guns for those people!!!

Anónimo disse...

Calma gente que ainda não apareceram as armas importadas. Já as enterraram para melhor ocasião? Vejam lá o que fazem.

Anónimo disse...

a bencao do bispo, uma marcha de liurais, grandes discursos...mas o k e isto...!?

Anónimo disse...

Entao basta entregar as armas e os crimes sao automaticamente perdoados pelo PM Ramos Horta e absolvidos por Deus Nosso Senhor atraves do bispo de Dili?
Que ridiculo! E isto foi o primeiro acto oficial do novo PM.

Anónimo disse...

kem iria perder tempo a aldrabar fotos???

nao seja cego,pelo menos nao desta vez.

Anónimo disse...

sim deve-se dar nome de Railos a uma estrada la em Dili ou talvez um hospital ou fazer uma estatua dele no centro da cidade...

melhor ainda mudar o nome do aeroporto de dili para 'Aeroporto Internacional Heroi Railos'...ja k o homem merece tanta consideracao...abram os olhos maluk timor sira....Loke matan.

Anónimo disse...

O Rai Los e um ex-guerrilheiro das Falintil e um timorense consciencioso porque recebeu armas e ordens para cometer crimes contra os seus proprios irmaos e recusou a cumpri-las.

E duas vezes heroi. sim. Ele soube muito bem o que era a guerra na altura que hipotecou a sua vida para tambem lutar pela libertacao e independencia de timor. Ja na independencia recebeu armas e ordens daqueles que nao sabem o que sofrer como os timorenses em timor sofreram.
Grande Rai Los! merece o respeito de todos os timorenses porque soube dizer NAO ao "derramamento de sangue" que os seus patroes ha muito ameacavam.

Anónimo disse...

Se estamos para a brincadeira alinho.
Considerando, como consideram os caciques deste blog pro ex-governamental, voto no teatro das realidades!

A realidade é que se encontram 150000 pessoas deslocadas e um povo amedrontado devido ao que aconteceu nestes últimos meses e às promessas dos seus governantes.

A realidade a que se assitiu foi à destruição e morte! AUTORIZADAS!

Não havia quem defendesse o Povo - é aberrante! Uma violação a que o povo timorense tem Direito: Protecção / Segurança / Direito à Vida! Nada disso foi assegurado...

Tiveram de chamar gente de fora, obviamente e mesmo assim...

A realidade é que um sr. ex-PM manteve a maior estupidez política provavelmente praticada até hoje em Timor-Leste! Manteve-a, prolongou-a e irá ainda utilizá-la para retirar o máximo proveito - como se verá certamente com um elenco de luxo político de defensores. Se tão inocentado está como diz, inclusivé inocentado como mentor ideológico ou material da coisa, porque não chegou este inteligente senhor a reconhecer que tendo razão se demitia imediatamente sem se ter chegado à vergonha de se ver Xanana Gusmão obrigado a tomar posição: ou eu ou você! Em vez de dissolver o Parlamento? A Fretilin pode agradecer a Xanana não se estar nesse ponto.

Xanana Gusmão não quiz acabar de vez com a Fretilin pois a Fretilin não é de facto o núcleo duro nem sequer será o mais importante.

Anónimo disse...

esta ceremónia é ceremónia de anti-nacionalista.

Anónimo disse...

não perda tempo para esta ceremónia que não há significativa.
railos foi heroi depois de independencia? é isso???

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.