sexta-feira, maio 19, 2006

Mari Alkatiri começou a discursar

Mari Alkatiri recebido entre ovações início o seu discurso.

"Lamento que a minha oposição não esteja aqui para medir forças e que se esconda atrás de argumentos de que a processo de votação não é democrático. O método escolhido foi escolhido pela maioria. Quem rejeita a vontade da maioria é que não é democrático.

"Eu nunca gastei um cêntimo para comprar votos como a oposição tentou fazer aqui".

"Camaradas, ficou claro quem acredita no povo e quem não acredita. Quem não está aqui não acredita no povo."

Mari Alkatiri interrompido por uma ovação com os delegados de pé.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lei n.º 3/2004, sobre partidos políticos

Art. 18.º

A organização interna dos partidos políticos deve obedecer a regras democráticas básicas, designadamente às que se seguem:
a)...
b)...
c)Os titulares dos órgãos de direcção só podem ser eleitos, por voto directo e secreto de todos os filiados ou assembleia deles representativa.

Malai Azul 2 disse...

O que decorre da lei é que os FILIADOS podem pronunciar-se, SEMPRE POR VOTO SECRETO E DIRECTO, de duas maneiras, para elegerem os orgãos de direcção do seu partido. Ou por eleições directas ou elegendo os seus representantes.

A forma como os seus representantes (delegados), em assembleia (congresso), votam para elegerem os orgãos directivos, só cabe à mesma decidir.

Quer seja para elegerem os delegados ao congresso, quer para elegerem directamente os orgãos, têm de se exprimir por voto secreto.

Se o processo adoptado for o processo indirecto, em congresso, serão os delegados desse congresso a adoptar a forma de eleição que considerem mais adequado.

Nao ha nenhuma disposição legal imperativa que imponha a adopção de um determinado processo.

A lei não preve o processo de eleicao dos delegados.

Nem sequer se pode tirar da lei uma qualquer indicação de preferência por quanto ao melhor dos métodos a adopter pelos delegados para a eleição dos orgãos directivos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.