sexta-feira, outubro 20, 2006

Peters apela a uma resposta cautelosa ao relatório da ONU sobre Timor-Leste

Tradução da Margarida.

1.00pm Quinta-feira Outubro 19, 2006

O Ministro dos Estrangeiros Winston Peters está a apelar aos jogadores chave em Timor-Leste para responderem "cautelosa e positivamente" ao relatório da ONU sobre a violência que abalou anteriormente, neste ano o país.

A ONU emitiu o seu relatório sobre o desassossego ontem, dizendo que o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri e o seu governo são largamente culpados.

Recomenda mais investigações para determinar se o Sr Alkatiri tem alguma responsabilidade criminal.

Timor-Leste caiu no caos em Abril e Maio a seguir à demissão de 600 soldados pelo Sr Alkatiri, um gesto que dividiu as forças armadas e mais tarde se espalhou em guerra de gangs que deixaram pelo menos 33 pessoas mortas e puseram 150,000 a fugirem das suas casas.

Mr Peters disse hoje que havia um número de conclusões muito sérias no relatório.

"A justiça e a responsabilidade são partes importantes do diálogo político e na reconciliação social," disse numa declaração.

"O relatório, se for gerido com cuidado e construtivamente, pode dar uma contribuição para esses processos."

Mr Peters disse que as tarefas sugeridas no relatório podem estar para além da capacidade corrente do sistema judicial do Estado e do país.

"A Nova Zelândia, ao lado do resto da comunidade internacional, vai ver o que pode fazer para apoiar essas instituições frágeis," disse.

- NZPA

Sem comentários:

Enviar um comentário