Tradução da Margarida.
SMH.com.au
Lindsay Murdoch em Dili
Agosto 30, 2006
A Polícia Federal Australiana defendeu um oficial acusado de ordenar a um polícia Timorense de topo para despir o seu uniforme em público, dizendo que dois inquéritos tinham revelado que o oficial tinha actuado dentro das regras.
Mas numa declaração emitida pelo Parlamento de Timor-Leste, o poderoso Ministro do Interior do país, Alcino Barris, contestou a interpretação dos regulamentos da polícia Timorense pela agência e disse que entregará um protesto formal sobre o incidente à Embaixada Australiana em Dili.
"A polícia Australiana não respeitou nem a dignidade da instituição da polícia Timorense nem a dignidade de Timor-Leste como um país soberano," disse o Dr Barris A declaração disse que o Dr Barris contou aos deputados que não houve instruções do Governo Timorense que ordenassem aos polícias Timorenses para não usarem os seus uniformes em público.
"O ministro definiu o evento como inaceitável," diz.
O confronto entre um não identificado oficial da Polícia Federal Australiana e o chefe da Academia de Polícia de Timor-Leste, Júlio Hornai, numa estrada principal em Dili no Sábado levou a uma resposta zangada dos deputados Timorenses, vários dos quais argumentaram que o Governo devia retaliar pedindo à polícia Australiana para deixar o país.
O comandante do contingente Australiano de 200 polícias em Dili, Steve Lancaster, disse aos repórteres ontem ao fim do dia que o Inspector Hornai ficou "agitado" e despiu a camisa do seu uniforme e deu-a ao oficial Australiano, que lhe tinha explicado que havia um acordo em efeito pelo qual a polícia Timorense não devia usar os seus uniformes em público.
O Comandante Lancaster disse que o Australiano tinha pedido ao Inspector Hornai para vestir o uniforme.
Mas o Inspector Hornai deu uma versão diferente do incidente, dizendo que o Australiano pediu repetidamente para que despisse o uniforme.
Disse que foi "humilhado" por o fazer à frente de cerca de 40 espectadores.
O Inspector Hornai disse que ele e os seus homens foram ordenados para usar os uniformes numa reunião oficial na sede da polícia que foi atendida por personalidades incluindo o responsável da missão da ONU em Dili, Sukehiro Hasegawa, e o Dr Barris.
O Comandante Lancaster disse que um inquérito conduzido pela polícia da ONU tinha apoiado as suas próprias conclusões que vez alguma tinha algum oficial da polícia Australiana indicado à polícia Timorense para despirem os seus uniformes em público.
O Comandante Lancaster disse que a polícia Australiana tinha actuado com boa fé no incidente.
Foi para a segurança e bem-estar da polícia Timorense que tinham sido orientados a não vestir os uniformes em público por causa de “sentimentos comunitários mistos” em relação a eles, disse.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário