Tradução:
EasyBourse
Terça-feira Agosto 29, 2006 / 14h54
DILI, Timor-Leste (AP)— As tropas Malaias retiram-se oficialmente na Quinta-feira de Timor-Leste depois de terem ajudado a restaurar a lei e a ordem na nação inquieta durante cerca de três meses.
Mais de 400 tropas das Reais Forças Armadas Malaias chegaram a Timor-Leste em 25 de Maio para reforçar a força liderada pelos Australianos requisitados pelo governo de Timor-Leste depois de ter rebentado a violência na capital Dili.
A violência, a pior no país desde o seu voto em 1999 pela independência depois de 24 anos de domínio Indonésio, irrompeu depois do então primeiro-ministro Mari Alkatiri ter despedido cerca de 600 soldados.
Confrontos entre forças de segurança rivais na capital mais tarde derramaram em lutas de gangs, pilhagens e fogos postos que mataram 30 pessoas e levaram perto de 150,000 a fugir das suas casas.
Têm persistido lutas de gangs esporádicas e dezenas de milhares de pessoas continuam a ter medo de regressar a casa ou não podem porque as suas casas foram destruídas.
O Conselho de Segurança da ONU na semana passada autorizou uma missão de cerca de 1,600 polícias internacionais e 34 oficiais de ligação militar antes das eleições presidenciais e parlamentares calendarizadas para 2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário