Conselho de Segurança da ONU discute esta noite situação em Timor-Leste
11.02.2008 - 17h25 AFP, PÚBLICO
O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se esta noite de emergência para discutir a situação em Timor-Leste, depois dos atentados desta manhã contra o Presidente Ramos-Horta e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.
Segundo uma porta-voz da ONU, a reunião na sede da organização, em Nova Iorque, terá início às 15h00 (20h00 em Lisboa).
Em cima da mesa poderá estar um eventual reforço da missão das Nações Unidas que tem já no país uma importante força policial, na qual está integrada a missão da GNR.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, repudiou “nos termos mais fortes” os “atentados inaceitáveis contra as instituições legítimas” timorenses e pediu à população “para se manter calma e abster-se de qualquer acto violento”.
Homens armados tentaram esta manhã (noite de domingo em Lisboa) matar o Presidente timorense, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, em dois ataques concertados.
Xanana saiu ileso do ataque, mas Ramos-Horta foi ferido a tiro junto à sua residência, tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital militar australiano em Díli, de onde seguiu para um hospital na cidade australiana de Darwin. Submetido a uma segunda intervenção para extracção de uma bala que lhe atingiu o peito, o chefe de Estado encontra-se em estado grave mas estável.
Sem comentários:
Enviar um comentário