sexta-feira, fevereiro 29, 2008
É falso que os cinco co-arguidos já foram levados a tribunal
Ao contrário do que um blog publicou hoje, é FALSO que os cinco-arguidos do processo de Alfredo Reinado já tenham sido apresentados ao Juiz do processo, Ivo Rosa, que teria confirmado a sua prisão preventiva.
Os "fatos" de que falam nesses blogs com tantas certezas, são afinal totalmente falsos.
Os co-arguidos que se entregaram serão levados amanhã a tribunal pelas 10:30 da manhã.
Nesse blog pode ler-se ainda que teria sido "prometido" a estes elementos do grupo de Alfredo Reinado que seriam acantonados com os peticionários.
Em primeiro lugar, a Lei de Timor-Leste não permite acordos do Ministério Público ou de qualquer outra entidade com arguidos. Para quem não conhece a Lei, ao contrário do sistema legal anglo-saxónico (aquele que se vê nas séries americanas), a Lei de Timor-Leste, como a Portuguesa, garantem o princípio da igualdade para todos. Assim não pode haver arguidos com condições mais vantajosas que outros.
Portanto, se foi feita alguma promessa aos co-arguidos, foi ilegal e só serviu para os enganar. Apenas o tribunal pode decidir, depois de ouvidos os co-arguidos que medida deve aplicar.
E segundo lugar, o facto de os co-arguidos poderem ver a sua prisão preventiva confirmada, o que ao acontecer seria no mínimo uma questão de bom-senso, tendo em consideração o que aconteceu até aqui com esses arguidos, não impede de ficarem detidos no tal acantonamento dos peticionários, mesmo não sendo nenhum deles peticionário.
Só nos resta acrescentar, que é uma pena um blog que apareceu em Timor-Leste recentemente e que ia tão bem, dar ideia de que pôs uma notícia com o intuito de atingir o Juiz Ivo Rosa, com acusações "preconceituosas", tendo em conta as conhecidas quezílias do passado entre juízes portugueses e brasileiros...
Espero que se retratem e que confirmem melhor as vossas fontes no futuro, ou as intenções de quem vos dá essas notícias…
ACTUALIZAÇÃO:
Diz ainda a mesma notícia nesse blog que "Esta mesma proposta, vale lembrar, foi feita pelo Major Alfredo dias antes da sua morte e recusada pelo Juiz do caso.".
Pura mentira. Alfredo Reinado não fez quaisquer propostas ao Tribunal, que portanto também nunca se pronunciou sobre esta questão.
E o último parágrafo continua com disparates do género, que o Juiz quer fazer "uma justiça de gabinete", e questionam se 'ser legalista' é 'fazer justiça'. Nem comentamos...
Quanto a Timor-Leste ser um país onde a vaidade é vendida na feira, como diz o blog, não nos parece. Parece-nos mais que neste caso... é mais a inveja que está à vista.
Perderam uma oportunidade para estarem calados, como se diz em Timor-Leste.
Sem comentários:
Enviar um comentário